Com uma programação arrojada começou o Macapá Verão 2018 na quinta-feira, dia 5, com a realização da primeira Estação Lunar do período, no balneário da Fazendinha. Exposição “Nossas Cores, Amazônia Tucuju” foi a primeira atração logo no começo da noite. Em seguida shows de diversas bandas locais e cantores locais. No domingo, uma verdadeira invasão de veranistas mostrou para todos que o local ainda é o preferido dos amapaenses que aqui moram ou que estão por aqui de férias ou de passagem.

VIOLÊNCIA
As estatísticas estão apontando o Estado do Amapá como um dos estados onde a violência dá demonstrações que está fugindo do controle das autoridades. Mesmo com empenho das polícias civil e militar os assaltos à mão armada e as execuções estão entre os principais medos da população. O episódio envolvendo um policial civil, dois rapazes, um de 21 e outro de 22 anos e uma empresária, deixou dois mortos, um ferido gravemente e mais um atingido. Isso aumenta a sensação de insegurança.

LIMPEZA PÚBLICA
A unidade administrativa da Prefeitura Municipal de Macapá que trabalha a eficácia do serviço de limpeza pública da cidade de Macapá precisa aumentar a sua visão crítica sobre a coleta, principalmente à noite. São vários pontos que não são recolhidos todo o lixo deixado pela população e, em muitos deles, há o recolhimento, mas não há a limpeza e no local fica boa parte do lixa deixado pelos coletadores.

IMPRÓPRIA PARA BANHO
Uma verificação feita pelo Imap, órgão do Governo do Amapá, constatou que a água de diversos balneários da orla da Capital está “imprópria para banho”. Essa é uma constatação que não pode ficar nela mesma, isto é, não significa nada se, a partir dela, não for tomada nenhuma medida saneadora e que permitirá a mudança desse status dentro de um período de tempo calculado. Dizer apenas que está imprópria isso acontece todo ano, o que precisa é tornar essa água “própria para banho”.

DÉCIMO QUINTO
Mais um eleitor se apresenta como pré-candidato ao cargo de senador da República. Desta vez foi o conhecido advogado Wagner Gomes, que já identifica um dos seus suplentes, o também advogado Ruben Bemerguy. Wagner Gomes apresenta a sua pré-candidatura pelo PMN, o mesmo partido que na eleição de 2014 apresentou como candidata ao mesmo cargo a professora Raquel Capiberibe.

ELEIÇÃO 2018
Uma das mudanças, para o eleitor, nas eleições de 2018 está na ordem de votação. Nas eleições de outubro o eleitor vai votar primeiro para deputado federal, em seguida para deputado estadual, depois senador, depois governador e por último para presidente da República. Antes de apertar o botão “confirmar” vai aparecer uma tela com todos os seus votos. Se alguma marcação não for a do seu gosto ou que pretenda mudar, então é só desfazer e começar tudo de novo.