A Prefeitura Municipal de Macapá divulgou a programação do Macapá Verão 2018. São doze atrações em locais diversos: Estação Lunar, na Fazendinha; Festival do Camarão no Bafo, também na Fazendinha; Estação do Rock, na Praça da Bandeira; Samba no Mercado Central; Estação Verão Curiaú; Estação Criança na Praça Floriano Peixoto; Sabadão no Coração; e Domingueiras no Maruanum, Lontra da Pedreira, São Joaquim do Pacui e Bailique.

CALENDÁRIO ELEITORAL
O Calendário Eleitoral 2018 define duas datas importantes neste final de semana. No dia 6, sexta-feira, inicia o período de nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro turno e um eventual segundo turno. A partir do dia 7, sábado, várias condutas passam a ser vedadas aos agentes públicos, como: nomear, contratar, ou qualquer outra forma de admitir ou demitir sem justacausa, entre outras medidas.

CRESCIMENTO ELEITORAL NO AMAPÁ
A divulgação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, dos eleitores aptos a votar nas sessões eleitorais do Estado do Amapá, revelou que houve crescimento do número de eleitores em todos os municípios. De um modo geral o eleitorado do interior cresceu mais que o eleitorado da Capital. Enquanto o eleitorado de Macapá cresceu, de 2014 para 2018, 9,36%; o eleitorado do interior cresceu 16,58% no mesmo período. No total a massa de eleitores amapaenses cresceu 12.33%.

O SENADO É A GRANDE ATRAÇÃO
Há pouco mais de 90 dias das eleições de outubro, já se percebe a grande atração que o cargo de senador da República exerce sobre dirigentes partidários e filiados. Nestas eleições ainda mais, provavelmente pela oferta de duas, das três vagas para aquele cargo. Até agora pelo menos 14 pré-candidatos já foram anunciados pelos partidos. Estima-se que para a primeira vaga seja decidida por 408 mil votos entre os candidatos e a segunda vaga, por um pouco menos, 306 mil.

HORA DE INAUGURAR
Para os dirigentes que estão nos cargos executivos chegou a hora de fazer as inaugurações que tiverem que fazer, pois, na próxima semana já estará vencido o prazo que permite esse tipo de movimento. Nessas horas as intenções são declaradas pelos gestores e o que fez deve ser entregue para a população. E o que não prometeu e não fez? Bem, essa parte vem recheada de desculpas e justificativas, alguns inclusive com planos para o futuro incerto.

FALANDO NISSO…
Mais uma vez as chuvas castigaram, demais, os usuários do trecho norte da Rodovia BR-156; e mais uma vez, os agentes públicos promesseiros vieram a público para informar que o trecho será executado a partir do começo desse semestre. Já não dá para saber se é mesmo verdade, tantas as vezes que o mesmo serviço foi anunciado para o verão. O verão passa, a obra não é executada e os problemas permanecem provocando o retrocesso de uma região castigada pela irresponsabilidade dos gestores públicos.