O projeto Estação Lunar desta quinta-feira, 26, terá uma programação especial de gastronomia, o Concurso do Melhor Camarão no Bafo. O evento, organizado pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), terá oito restaurantes participantes na edição de 2018. Uma estrutura foi montada do outro lado do balneário de Fazendinha, com uma banca para cinco jurados, que irão analisar os pratos nos critérios: técnicas de preparo, apresentação do prato, paladar e inovação. O concurso busca fomentar a gastronomia local e atrair o público.

TRANSPORTE IRREGULAR
Somente neste ano, foram apreendidas 187 motos fazendo transporte de passageiros irregularmente. As ações de fiscalização são feitas por agentes da Companhia de Trânsito e Transporte, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM). As apreensões foram feitas no período de janeiro a 18 de julho. Todas as motos apreendidas foram flagradas fazendo o transporte irregular de passageiros. A população deve ficar atenta na hora de pegar uma moto.

A MACA SUMIU
Na terça-feira, dia 24, o diretor do Hospital de Emergência de Macapá, Waldir Bittencourt, procurou esclarecer que a maca levada e que estava sendo ocupada por um idoso durante o fim de semana, não pertence ao HE, mas ao Samu. Enquanto o idoso Eduardo Dias, de 43 anos foi tomar banho no banheiro do HE e a maca em que estava sumiu. De acordo com o diretor do Hospital de Emergência os socorristas viram a maca vazia e a levaram.

OBRAS PARADAS NO HCAL
Em inspeção realizada na terça-feira (24), no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), para verificar o andamento das obras de reforma e adequações no local, a Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP) confirmou que continuam faltando equipamentos básicos e os serviços estão paralisados, comprometendo, dentre outros, a ampliação do Centro Cirúrgico. A informação sobre a interrupção da reforma foi repassada pela própria Secretaria de Infraestrutura.

A SITUAÇÃO DOS APARELHOS
O aparelho de ultrassonografia está quebrado e o exame é realizado com aparelho portátil, portanto, com baixa qualidade de imagem. Não está sendo realizada no HCAL a ultrassonografia de tireóide, tampouco a de mama. O tomógrafo, que não funciona há mais de um ano, segue com problemas no equipamento. O Eletroencefalograma está paralisado pela falta de médico para emitir os laudos. O único médico do setor está de férias. Os exames que necessitam de sedação também não podem ser realizados por falta de anestesista.

DIA DOS AVÓS
Lembrando o Dia dos Avós ou Dia da Vovó. Celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo, que são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica. No dia 26 de julho os santanenses estão comemorando o Dia de Santa Ana. A padroeira do lugar tem imagem na entrada da cidade para quem chega pela Rodovia Duca Serra.