Um dos concursos de beleza mais badalados do Estado, para escolha da Musa Macapá Verão, edição 2018, está em andamento. As candidatas estão recebendo orientação dos gestores do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), que fica na Av. Rio Vila Nova, nº 5, Centro, no horário de das 8h às 16h. As inscrições foram encerradas no dia 18, quinta-feira. Pelo regulamento do concurso, as candidatas precisam ter idade mínima de 16 anos, ser natural de Macapá ou residir há pelo menos dois anos na capital amapaense.

DE OLHO NO CUMBUSTÍVEL
Os contratos de compra e venda, entre postos de combustíveis e candidatos, nas eleições de outubro vão ser monitorados pela Procuradoria Regional Eleitoral do Amapá (PRE). Coma a proximidade do pleito, o órgão vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), quer evitar irregularidades como aconteceu nas eleições anteriores, entre as quais, o desabastecimento e o uso de tickets para compra de votos.

FESTA DE SÃO TIAGO
Neste domingo, dia 22, as festividades de São Tiago, em Mazagão Velho, continuam. O evento, neste ano de 2018, comemora a realização da 241ª festa profano/religiosa, já entrando na contagem regressiva para o grande dia, 25 de julho, quarta-feira, dia de São Tiago. As comemorações, entretanto, continuam até sábado, dia 28, com o Círio e a Missa das Crianças. No dia 25 a programação se estende por todo o dia, desde as 8 horas com a Missa Solene e segue até às 20 horas com a Ladainha.

ELEIÇÃO 2019: TRANSFERÊNCIA TEMPORÁRIA
Começou na terça-feira, dia 17, e se estende até o dia 23 de agosto, o prazo para o eleitor, que porventura venha estar fora do seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro, para solicitar, em qualquer cartório eleitoral, a transferência temporária do título de eleitor. A transferência temporária foi regulamentada pela Resolução TSE n° 23.554/2017 e estabelece que nas eleições gerais é facultada aos eleitores a transferência temporária de seção para votação em primeiro e segundo turno, desde que seja previamente habilitado.

ELEIÇÃO 2018: GOVERNADOR
Para que um candidato a governador do Estado do Amapá vença a eleição no primeiro turno é preciso que acumule, no dia 7 de outubro, 220.000 votos. A estimativa é resultado da avaliação do comportamento do eleitor durante as eleições anteriores que provocou uma abstenção de 10,44%, sendo que dos que compareceram para votar 1,18% votaram “em branco” e 4,01% anularam o voto.

FAZENDO FALTA
Durante o período de férias é que a população sente a falta da manutenção dos locais de lazer da cidade de Macapá. Um dos locais mais prejudicados é a orla de influência no Canal do Jandiá, onde as calçadas do muro de arrimo se tornaram armadilhas urbanas para os veranistas que precisam estar muito atentos aos problemas do local. A mesma dificuldade é experimentada noutras partes da orla.