Mais de 6 mil garrafas pet foram trocadas por brindes e sorrisos daqueles que participaram, tanto da Prefeitura como da comunidade
Em seu sexto ano consecutivo, o projeto Troca-Treco é realizado pela Prefeitura de Macapá desde 2013. A ação é sucesso e muito esperada pelas famílias que frequentam o balneário de Fazendinha.
Nos três primeiros domingos da estação verão, já foram arrecadadas cerca de 6 mil garrafas e mais de mil brinquedos foram entregues.
“A Prefeitura está de parabéns, esse projeto é um importante incentivo social, pois ensina as crianças que não se deve jogar as garrafas PET nos rios e ruas, e ajuda quem precisa, pois sei que serão doadas aos catadores. Esse é o primeiro ano que participo, viemos trocar as garrafas por brindes para meus netos”, conta a diarista Marta Silveira, que trocou cerca de 30 garrafas.
Em 2017, a prefeitura arrecadou aproximadamente 2.500 garrafas, que são doadas à associação de catadores que atuam no aterro sanitário. A troca continuará no próximo domingo.
Outro reflexo direto do Macapá Verão 2018, principalmente no balneário da Fazendinha, são os resultados das domingueiras e as noites da Estação Lunar.
Os moradores do distrito estão garantindo uma renda extra. Muitos se concentram em frente às casas para vender bebidas, alimentos e artesanato. O morador Valdeci Almeida é pintor, mas aproveitou a programação para garantir um dinheiro a mais.
“Desde a primeira quinta-feira do Macapá Verão estou aqui com a minha esposa e minha irmã vendendo bebidas, é uma ótima oportunidade”, afirmou.
Eciane Ciane já vende artesanato há quatro anos no balneário, agora, com a estrutura melhorada para receber o público do Macapá Verão, ela comemora. “As vendas aumentam muito durante os dias de programação, só temos a agradecer a organização”, disse Eciane.