Nas eleições 2018, há novidades em relação ao sistema CANDex

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através da Secretaria Judiciária-SEJUD, reuniu na segunda-feira dia 9, no auditório da EJE-TRE-AP, com representantes e advogados de siglas partidárias com representação no estado do Amapá.
O servidor Raimundo Fonseca, da Secretaria Judiciária do TRE-AP, fez uma ampla explicação sobre o processo eleitoral, assim como esclareceu dúvidas relacionadas às mudanças na legislação eleitoral – com foco na realização de convenções e pedidos de candidatura.
Chamou a atenção dos representantes para que façam a conferência do CNPJ na Receita Federal, para evitar qualquer incompatibilidade na hora do registro. O número de siglas partidárias com anotações suspensas também foi tratado no encontro.
O secretário judiciário do TRE-AP, Orlando Júnior, orientou os presentes, destacando a importância das comunicações entre a Justiça Eleitoral e os partidos, com ênfase no novo modelo a ser utilizado pela JE – totalmente online.
Daí a necessidade de treinamento de membros tanto do TRE como dos representantes de partidos. “Nos dias 23, 24 e 25 a secretaria vai fazer o treinamento externo, para pessoas indicadas pelos partidos políticos que vão operar o sistema no modo externo que é chamado de CANDEX”, explica.

Eleições 2018
Nas eleições 2018, há novidades em relação ao sistema Candex: por meio dele, os candidatos poderão enviar dados biográficos (foto, nome, número que usará na disputa do pleito, etc.). Cada candidato ou candidata terá um processo eletrônico específico no sistema, que também servirá para o envio das atas de convenção partidária.

CAND / CANDex
O Sistema de Candidaturas (CAND) com o Processo Judicial eletrônico (PJe), vai viabilizar a primeira eleição com o processo de registro de candidaturas totalmente eletrônico. Existem dois módulos: o CAND interno, que é o manipulado pelos servidores, e o CANDEX, que é o operado pelos representantes de partidos.