A última etapa da operação de resgate dos 12 meninos e do treinador de futebol em uma caverna na Tailândia quase virou uma tragédia
As equipes revelaram na quinta-feira, dia 11, um dia após todos terem sido resgatados, que a principal bomba de extração de água cedeu logo após que a última criança e o técnico foram retirados da gruta de Tham Luang.
O incidente com a bomba de extração levou a um rápido alagamento do local, obrigando cerca de 100 socorristas a abandonarem a gruta às pressas. Caso a bomba tivesse cedido horas antes, o resgate teria sido mais difícil.
As autoridades da Tailândia, com apoio de mergulhadores e especialistas estrangeiros, conseguiram retirar da caverna os 12 meninos e o treinador de futebol, que estavam presos no local desde 23 de junho devido às inundações. A operação foi concluída na quarta-feira, dia 10 de julho.
Os jovens perderam cerca de 2kg durante os 18 dias em que ficaram dentro da caverna – sem acesso à luz e a alimentos. Eles estão internados no Hospital Chiangrai Prachanukroh, mas não sofrem grandes riscos de saúde, de acordo com os médicos.
O grupo será acompanhado durante um tratamento que avaliará os danos físicos e mentais, baseado no estresse pós-traumático.

Tailândia
Oficialmente Reino da Tailândia, anteriormente conhecida como Sião é um estado soberano no centro da península da Indochina, no sudeste asiático.
É limitado a norte por Myanmar e Laos, a leste por Laos e Camboja, a sul pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, e a oeste pelo Mar Andamão e pela extremidade sul de Myanmar. Suas fronteiras marítimas incluem o Vietnã, no Golfo da Tailândia, para o sudeste; e a Indonésia e a índia no mar de Andamão, a sudeste.
Com uma área de 513 120 km2, é o 50º maior país do mundo em área territorial, sendo ainda o 20º mais populoso do planeta, com população de 67,7 milhões de habitantes.
A capital e maior cidade do país é Bangkok, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia.