Apresentaram-se, nas convenções, 494 pretensos candidatos às 24 vagas oferecidas para ser deputado estadual em 2018.
21 candidatos para cada uma das vagas
A disputa por uma das vagas de deputado estadual no Amapá foi a que atraiu o maior número de pretendentes. Pelo menos foi o que saiu das convenções dos partidos políticos que foram realizadas entre 15 de julho e 5 de agosto.
São 494 candidatos para as 24 vagas que são oferecidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o que dá uma proporção de 21 candidatos para cada uma das vagas. O número de candidatos pode diminuir conforme a análise que será feita no Tribunal Regional Eleitoral com relação à condição eleitoral do candidato. Alguns poderão ter problemas insanáveis para o registro da candidatura e, nesse caso, ficar fora da disputa.
Para deputado estadual os partidos definiram 14 (catorze) unidades partidárias, isto é, partidos que concorrerão coligados e partidos que concorrerão isolados. Nestas eleições pelo menos 6 (seis) partidos decidiram, em convenção, que concorrerão isolados na disputa das vagas a deputado estadual. São os seguintes: PP, PSB, PT, PTC, PSTU e PSC. Os demais concorrerão de forma coligada no pleito. Foram apresentadas 9 (nove) diferentes coligações.
Nas coligações os partidos abdicam da individualidade partidária, no que se refere à computação dos votos, e constituem um corpo só para acumulação de votação ficando sujeito, quando na identificação dos eleitos, à regra geral do mais votado dentro da coligação, independentemente do partido.
Os atuais 24 deputados estaduais, 23 estarão concorrendo à reeleição. Se nota que há um grupo de oito deputados na mesma coligação, o que implica em uma necessidade de a coligação alcançar 120 mil votos para conquistar 8 vagas em 2018.
Das 14 unidades partidárias apenas uma coligação não tem deputado na lista tentando a reeleição e, entre os que concorrem na condição de isolado, também apenas um partido não tem candidato a deputado estadual tentando a reeleição.