O democrata já destacou alguns dos pilares de como pretende retomar o desenvolvimento do Amapá

Davi Alcolumbre é amapaense, casado, pai, foi eleito como o vereador mais votado pelos eleitores do município de Macapá nas eleições da virada do século, sendo eleito deputado federal por três vezes consecutivas, em 2002, 2006 e 2010. Em 2014 foi eleito senador da República.
Davi Alcolumbre é filho de José Tobelem, mecânico, e Julia Alcolumbre, empresária.
Desde muito cedo na empresa da família, onde demonstrou habilidade na atividade e um profundo sentimento de cuidado e zelo no combate ao desperdício e no trato das questões ambientais e sociais.
Durante a sua trajetória política sempre esteve atento às necessidades da população mais carente, tendo sido candidato a prefeito da Capital e secretário municipal durante o primeiro mandato do atual prefeito Clécio Luis.
Transita em todos os matizes políticas, procurando fazer-se entender e mostrando que os interesses da população estão sempre acima dos seus interesses particulares, tanto que, tanto na condição de secretário municipal, como de deputado federal ou senador da República, mantém-se próximo da população, analisando os seus clamores e travando luta incessante para resolução dos problemas, mesmo que apresentem nível de dificuldades muito alto.
O anúncio de algumas de suas propostas para governador do Amapá foi considerado importante e fator de demonstração da disposição em colocar esse Estado no mapa do desenvolvimento regional e nacional.
Algumas das propostas anunciadas por Davi Alcolumbre durante o discurso um pouco antes da votação dos convencionais que escolheram o seu nome para ser o candidato do Democratas ao Governo do Amapá:
– Implementação da Zona Franca Verde, com a criação de instrumentos jurídicos, instrumentos de pesquisas, fundiários, institucionais e logísticos para seu imediato funcionamento;
– Estimular o setor primário, tanto a agricultura extensiva quanto o extrativismo e a agricultura familiar;
– Priorizar a regularização fundiária, o acesso ao crédito e a assistência técnica ao produtor;
– Modernização e aprimoramento do Porto de Santana, e implantação de novos empreendimentos portuários;
– Modernização da máquina do Governo, com mais eficiência, serviços digitais, agilidade e qualidade da gestão;
– Institucionalizar parcerias com os governos municipais;
– Construir, ampliar, reformar ou concluir dez unidades de saúde no Amapá, dentre estas o Hospital Metropolitano da Zona Norte de Macapá e o novo hospital de urgência e emergência (novo pronto-socorro);
– Implantação do prontuário digital integrado entre o Estado e os municípios, para garantir o suprimento de medicamentos, correlatos e equipamentos aos hospitais e UPAs;
– Investir em melhorias e aparelhamento de escolas, atuando para reduzir os índices de evasão escolar nas escolas estaduais e aumentar a oferta de vagas no ensino médio para atingir a cobertura total;
– Implantar um sistema de segurança pública que centralize todas as câmeras de monitoramento em funcionamento;
– Criar um programa de combate e prevenção à violência nas escolas;
– Criar um programa de fortalecimento tecnológico das polícias militar, científica e judiciária.