As atividades se estendem até o dia 11 de agosto, sábado, quando serão encerradas, no Centro, na Praça Floriano Peixoto, em Macapá

O Município de Macapá deu início na terça-feira, dia 7, na UBS Congós, a mais uma edição da Semana do Aleitamento Materno e do Bebê, que busca incentivar a prática da amamentação e a avaliação do crescimento e desenvolvimento do bebê.
Para este ano, as secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social estão juntas para desenvolver atividades nas Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Com o tema Aleitamento materno: a base da vida, o secretário municipal de Saúde reforçou a importância da prática exclusiva da amamentação até os seis meses de vida do bebê.
“A campanha é justamente para reforçar e incentivar a amamentação como fonte exclusiva de alimentação do bebê nos seus seis primeiros meses de vida. Um ato simples, mas que garante à mãe e à criança muitos benefícios. Um deles, por exemplo, é a diminuição de alergias no bebê e hemorragias nas mães no pós-parto”, comentou Eldren Lage.
As atividades voltadas para as mães e bebês, como as oficinas de shantala e pintura de barriga, fizeram sucesso entre as usuárias. Uma delas foi a técnica de enfermagem Karolliny Nascimento, que aproveitou a oportunidade para fazer o desenho do filho Davi, que ainda está na barriga.
“Já tinha essa vontade de fazer a pintura na barriga e, durante esse processo, me emocionei bastante, porque consegui ter uma noção de como ele está dentro de mim. Com certeza, é uma experiência que levarei comigo para sempre”.
Nas escolas, as abordagens serão no sentido de preparar e apoiar as mães na empreitada de manter o aleitamento.
“Estaremos nas escolas, levando atividades para as crianças do ensino infantil que são atendidas pela rede de ensino municipal e seus pais, além das escolas com ensino de jovens e adultos, nas quais recebemos muitas mães e pais, que também terão acesso, por meio de rodas de conversas e acompanhamento junto às equipes da Semed e Semsa”, explicou a secretária de Educação, Sandra Casemiro.
As atividades irão se estender até 11 de agosto, quando será feito o encerramento na Praça Floriano Peixoto, com rodas de conversa, mamaço, contação de histórias e apresentações culturais e teatrais.