Um terremoto de magnitude 7.3 na Escala Richter atingiu a costa norte da Venezuela, por volta das 18h30 de terça-feira.
Foi sentido em Macapá, na terça-feira, dia 21 de agosto, no começo da noite, um tremor de terra que teve epicentro entre a Venezuela e o Caribe, a mais de 1,5 mil quilômetros da Capital do Amapá, deixando muita gente assustada, tanto em Macapá como outros municípios.
O geólogo Wagner Sousa, que trabalha no Instituto de Pesquisa, Ciências e Tecnologias do Amapá (Iepa) disse que não há como garantir que estamos livres de outro evento como o ocorrido.
Segundo o geólogo, é muito comum acontecerem tremores naquela região, mas sempre em escalas menores, atingindo o máximo de 6.3 de magnitude. Wagner Souza afirmou que o que ocorreu na noite de ontem pode ter sido o mais alto tremor já registrado neste século.
“Esses tremores de terra estão associados a choques de placas tectônicas, que são placas de movimentação da crosta terrestre. O choque teria ocorrido entre duas placas: a sul-americana, onde está o território da Venezuela, e a placa caribenha, no Caribe, onde temos o oceano. Elas estão colidindo e quando elas se movimentam provocam o terremoto”, explicou o geólogo.
Os dados que o pesquisador apresentou foram extraídos de um site de serviços sismológicos norte-americano. Wagner Sousa disse que não há como garantir que estamos seguros mesmo estando a mais de 1,5 mil quilômetros de distância daquela região.
“Em relação às forças da natureza, não podemos afirmar que estamos seguros. Porque um terremoto de 7, 3 já causou muitos prejuízos. Temos imagens de paredes rachadas em algumas residências. Então é possível que isso possa causar algum dano material. Se a estrutura não estiver segura pode cair e causar prejuízos e até morte”, alertou o geólogo.

Outras informações
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 7.3 na Escala Richter atingiu a costa norte da Venezuela, por volta das 18h30 de terça-feira (21). O fenômeno ocorreu a 120 km de profundidade, em uma área a 140 km de um vulcão. Alguns estados do norte do Brasil sentiram o tremor.
As defesas civis estaduais do Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia relataram terem sentido o tremor em suas respectivas localidades. Até o momento, não houve nenhum registro de dano humano ou material.