A política, quando tratada como ciência, é um dos mais importantes instrumentos que dispõe a sociedade para alcançar objetivos sonhados e confirmar teses que se impõem durante muito tempo.
A organização política é outra etapa que precisa ser muito bem cuidada, não apenas no cumprimento das regras que são definidas, impondo limites, mas também, como instrumento de revelação de vontade, aspiração, desejo e principalmente consolidação de amizades.
Os partidos são os entes sociais capazes de concentrar interesses, desenvolver planos e colocar luz sobre problemas que precisam ser buscados a cada dia com zelo, extremo cuidado e eficácia, considerando que qualquer movimento pode significar modificação, atual e futura, nas aspirações de uma população.
As convenções partidárias, onde se encontram todas as raízes de uma difícil equação, servem para identificar a solidez ou a fragilidade de um avanço ou de um recuo, de um grupo de pessoas, dispostas ao trabalho visando o bem comum.
Tive oportunidade, mais uma vez, de confirmar nesse período que culminou com a escolha do Davi como candidato do Democratas ao Governo do Amapá, o quanto é importante o trabalho contínuo, no sentido de consolidar todas as possibilidades de junção de interesses, através dos partidos, que se juntam tendo como objetivo uma causa bem clara e apoiada em comportamentos que sugerem correção e honestidade.
Sabemos perfeitamente que a estrutura política que foi desenhada e que se confirmou na convenção é resultado da seriedade de como todas as questões são tratadas, quando os interesses individuais não prevalecem, mas e somente o interesse coletivo e socialmente justo.
Neste momento em que os políticos estão com alto índice de desgastes, considerando a interpretação generalizada, pode-se dizer que ainda há ilhas que são absolutamente corretas, indicativas de um modelo novo que pode se impor, mas que precisa fazer-se entender entre os componentes e os eleitores que terão a responsabilidade de separar o bom do ruim.
Percebo que o interesse público, o comportamento republicano, a sinceridade com todos e, principalmente o respeito pelas instituições públicas podem ser perfeitamente identificadas nesse conjunto de pessoas que se mostrou unido para disputar cargos públicos nas eleições regionais deste ano.
Estou satisfeito com o modo como houve o desfecho da convenção da qual participamos todos.