DEM, PDT, PSB, PSL e PSTU escolheram os nomes pelos quais querem que sejam conhecidas as coligações às quais fazem parte este ano

Com a entrega das atas de reunião de convenção realizadas pelos partidos políticos, devidamente regularizados no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, se tomou conhecimento dos nomes das coligações que foram escolhidas pelos dirigentes partidários e que nem sempre refletem o ambiente político-eleitoral, muito embora se pretenda que seja uma frase de efeito e que atraia o eleitor.
São cinco partidos que apresentaram candidato ao cargo de Governador do Estado: DEM, PDT, PSB, PSL e PSTU. Destes apenas o PSTU concorre com o que chamou de “chapa puro sangue”, ou seja, todos os candidatos são filiados do PSTU, os outros quatro partidos apresentaram o candidato ao governo do estado coligado com outros partidos.
Assim o DEM coligou com PP, REDE, PSDB, PSD. PODEMOS, PPL, AVANTE e PSC. Em ata, outros partidos como, por exemplo, o SDD preferiu a coligação com o DEM. Para a coligação que apoia os candidatos na eleição majoritária (governador e senadores) foi escolhido o nome “Trabalho e União pelo Amapá”.
A eleição proporcional para a Câmara Federal recebeu o nome “Aliança Social Democrática” formada pelos partidos DEM, PSDB, PP, PSC, PSD, PATRIOTA; já a eleição para a Assembleia Legislativa do Estado recebeu o nome “Compromisso com a Mudança” e é formada pelo DEM, PSDB e AVANTE.
O PDT coligou na majoritária com PTB, PROS, MDB, DC, PRB, PRP e PC do B e chamou a coligação de “Com a Força do Povo por mais Conquista”; para a Câmara Federal o PDT coligou com MDB, PROS e PC do B e chamou a coligação de “Com a Força do Povo para seguir Crescendo”; e para a disputa da Assembleia Legislativa o PDT coligou com MDB e DC e chamou a coligação de “Com a Força do Povo para seguir Avançando”.
O PSB coligou na majoritária com PT e o PRTB e chamou a coligação de “Com o Povo pra Avançar”; na proporcional para a Câmara Federal o PSB coligou com o PT e chamou a coligação de “Com o Povo pra Renascer”. Para a Assembleia Legislativa o PSB vai isolado, isto é, não coligou.
O PSL coligou na majoritária com o PPS, PR, PHS e deu o nome para a coligação de “Amapá que Queremos”. A coligação para a Câmara Federal foi denominada “Transforma Amapá”; e a coligação para a Assembleia Legislativa, na qual o PSL coliga com PPS, PHS e PR será identificada pelo nome “Unidos pelo Amapá”.
Assim o leitor e o eleitor principalmente, já conhecem o nome das coligações em que os 4 partidos que apresentaram, em coligação, candidatos às eleições majoritárias: DEM, PDT, PSB e PSL, uma vez que o PSTU concorre nas eleições para governador, vice-governador, senador, 1.º e 2.º suplentes com o que chamou de “chapa puro sangue”, isso é, o partido vai isolado para a eleição.