A Fundação Municipal de Cultura realizou na quarta-feira, 15, o chamamento público de criação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O evento é destinado para profissionais e acadêmicos do segmento do livro, da leitura, da literatura e bibliotecas. O chamamento busca discutir políticas públicas voltadas para a democratização do acesso aos livros. Além de também agregar com escritores, livreiros, leitores, mediadores de leitura, bibliotecários, professores e alunos, sociedade civil organizada, movimentos sociais, entre outros.

LIXEIRA VICIADA
A Prefeitura de Macapá removeu esta semana mais uma lixeira viciada, localizada na Rua General Osório, no bairro Jesus de Nazaré. A demanda surgiu por meio de uma denúncia feita por moradores. Materiais como pneus, móveis domésticos e entulho foram retirados. Segundo o chefe de Fiscalização e Limpeza, Paulo Costa, os responsáveis ainda não foram identificados. Apenas nos seis primeiros meses de 2018, foram removidas cerca de 60 lixeiras viciadas em Macapá.

TREINAMENTO DE MESÁRIOS
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu início ao treinamento na modalidade EAD (à distância), para os 2ºs mesários dos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari, que vão auxiliar nas Eleições 2018. Os 1.433 mesários convocados receberam um comunicado oficial da Justiça Eleitoral com a data da referida capacitação – período compreendido entre 01/08 a 30/09/2018.
Para fazer o treinamento a distância é necessária uma chave de inscrição fornecida pelo cartório eleitoral.

VIRA-CASACA
Os autuais deputados estaduais bateram o recorde de mudança de filiação partidária em uma mesma legislatura no exercício do mandato. 14 (catorze) dos atuais deputados mudaram de partido, equivalendo a 58,33% do total de parlamentares – isto quer dizer que mais da metade dos deputados virou-casaca no andamento da legislatura. Os outros 10 parlamentares permaneceram nos partidos pelos quais foram eleitos em 2014.

COMO SE ORGANIZARAM OS PARTIDOS
Para as disputas da eleição para deputado estadual no Estado do Amapá os partidos se organizaram em 8 (oito) coligações, menos 7 deles que irão para a disputa de forma isolada, ou seja, sem coligar com qualquer outro partido. PP, PSB, PT, PTC, PSTU, PSC e PODEMOS são os partidos que escolheram ir sem coligar para as eleições de 2014. Os atuais deputados estaduais que disputam a reeleição estão distribuídos pelas coligações ou nos partidos que vão isolados para o pleito.

PROPOSTA DE GOVERNO
Os candidatos ao cargo de Governador do Estado são obrigados, pela legislação vigente, a apresentarem a Proposta de Governo, isto é, a diretriz que pretende seguir em caso de eleição e posse no dia 1.º de Janeiro de 2019. Até a eleição de 2014 o conteúdo da proposta não era tão esperada pelos eleitores. A impressão é de que para estas eleições o assunto tem sido frequente entre os eleitores e formadores de opinião. Querem explorar muito mais e os candidatos estão sabendo disso.