Uma das etapas mais importantes de todo o processo eleitoral, aguardada pelos candidatos e pelos eleitores é aquela do horário eleitoral no rádio e na televisão, oportunidade para que os eleitores conheçam os candidatos através de suas diferentes maneiras de se comunicar e definam as suas preferências.
Os candidatos utilizarão o horário do rádio e da televisão basicamente de duas maneiras: uma em horário fixo, num total de 50 minutos diários, divididos em dois blocos de 25 minutos e que são apresentados separadamente, sendo que às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados o horário está reservado para a propaganda dos candidatos aos cargos de Presidente da República e Deputado Federal. Às segundas-feiras, às quartas-feiras e às sextas-feiras o horário está reservado para a propaganda dos candidatos aos cargos de Senador, Deputado Estadual e Governador do Estado.
Os outros 70 minutos diários serão utilizados sob a forma de inserção de propaganda de candidatos durante a programação das emissoras de televisão e rádio, todos os dias, inclusive aos domingos.
Dia 31 de agosto, sexta-feira, começa a propaganda no rádio e na TV, com a propaganda dos candidatos a senador, deputado federal e governador e, daí em diante, durante todo o mês de setembro e até o dia 4 de outubro, a propaganda segue nos moldes já apresentados.
O tempo de cada candidato depende da representação dos partidos políticos no Congresso Nacional e, naturalmente, do arranjo que consegue estruturar na coligação. Para os que concorrem de forma isolada só pode contar com o tempo do partido pelo qual concorre.
Para os candidatos a governador do Estado do Amapá o tempo ficou dividido assim:
O candidato Davi Alcolumbre (DEM) da coligação “Trabalho e união pelo Amapá” ficou com o maior tempo no rádio e na TV, com 3 minutos e 10 segundos;
O candidato Waldez Góes (PDT) da coligação “Com a força do Povo por mais conquistas” ficou com o tempo de 2 minutos, 42 segundos e 63 centésimos;
O candidato João Capiberibe (PSB) da coligação “Com o povo pra avançar” tem o tempo de 1 minuto, 55 segundos e 9 centésimos;
O candidato Cirilo Fernandes (PSL) da coligação “O Amapá que queremos” conta com o tempo para rádio e TV de 1 minuto, 1 segundo e 43 centésimos; e
O candidato Gianfranco Gusmão (PSTU) que concorre com o partido isolado, conta com o menor tempo e que corresponde a 10 segundos e 80 centésimos.
Para o Senado o maior tempo coube aos candidatos da coligação “Trabalho e União pelo Amapá” no total de 2 minutos, 37 segundos e 42 centésimos para ser dividido, a critério da coligação, entre os dois candidatos, Randolfe Rodrigues (REDE) e Bala Rocha (PSDB).
A coligação “Com o povo pra avançar” de 1 minuto, 33 segundos e 56 centésimos, e como tem apenas uma candidata, Janete Capiberibe (PSB), ela vai usar todo o tempo.
Os demais candidatos contam com um minuto ou menos: Fátima Pelaes e Gilvam Borges, ambos do PMDB, têm 1 minuto para dividir; Jorge Amanajás (PPS) 47 segundos e 82 centésimos; Lucas Barreto (PTB) 26 segundos e 25 centésimos; Wagner Gomes (PMN) 18 segundos e 48 centésimos; Guaracy Junior (PTC) 6 segundos e 40 centésimos; Davi Silva (PSTU) 4 segundos e 67 centésimos; e Joaquina Lina (PCB) 4 segundos e 57 centésimos.
A variação do tempo é decorrente da representação do partido no Congresso Nacional.