Desfilaram as escolas municipais Caetano Dias Tomaz, Janice Palmerim e Cacilda Ferreira Vasconcelos, Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiro Militar e três escolas estaduais.
O distrito de Fazendinha foi tomado pela beleza e patriotismo no Desfile Cívico, realizado na véspera do Dia da Pátria, e que acontece há 16 anos em alusão à Independência do Brasil.
Este ano, com o tema “Família: Amor em Ação”, mais de três mil estudantes e organizações militares, além de civis tomaram a Rua do Matadouro em uma apresentação repleta de sorrisos e muita emoção, que foi assistida pelo prefeito Clécio Luís e representantes municipais.
“É com muito orgulho que me faço presente para prestigiar essa que é uma tradição de Fazendinha. Coincidentemente, hoje [6 de setembro] é o dia em que Macapá saiu da condição de Vila de São José para município, e há 16 anos esse município exalta o nosso estado, a independência do Brasil e a autoestima do povo da Fazendinha”, discursou Clécio para a população presente.
A secretária de Educação, Sandra Casimiro, ressaltou a importância de manter a tradição cívica e do apoio da prefeitura ao evento, que tem unido não apenas escolas municipais, mas também as estaduais. “A gente percebe que, desde 2013, esse desfile tem ganhado mais força com a participação do Município, tornando-o maior, integrando a comunidade, e o resultado é esse público, que abraça o projeto com carinho”, explica.
A comunidade estava emocionada. A integração entre família e escola proporcionou a criação de boas memórias nos que desfilavam e a nostalgia daqueles que assistiam e relembraram os seus tempos de Desfile Cívico. Para Maicon dos Santos, que desfilou quando era estudante e hoje voltou para desfilar com a sua filha, Karla Mayara, a emoção era muita. “Na nossa época, desfilar era muito bom, a gente gostava bastante, hoje a minha filha pediu para eu acompanhá-la aqui e tive a oportunidade, de mais uma vez, viver isso e proporcionar também essa lembrança para ela”, contou.
Desfilaram as escolas municipais Caetano Dias Tomaz, Janice Palmerim e Cacilda Ferreira Vasconcelos; e as estaduais Ivanhoé Gonçalves Martins, Maria Angélica e José do Patrocínio, além da Guarda Municipal de Macapá e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.