O documento deve ser solicitado na Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá. É gratuito e emitido na hora.
Estacionar em vagas delimitadas para idosos e pessoas com deficiência é infração gravíssima e gera multa no valor de R$ 293,47, além dos sete pontos na CNH. Mesmo com as campanhas de orientação, ainda é grande o número de pessoas que estacionam indevidamente nesses espaços. Porém, existe outro problema, o de idosos e pessoas com deficiência que utilizam as vagas, mas que não possuem o credenciamento para isso.
Em Macapá, o documento deve ser solicitado na Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac). Ele é gratuito e emitido na hora da solicitação. Somente de janeiro até 10 de setembro de 2018, já foram emitidas 952 credenciais para idosos e 229 para pessoas com deficiência, totalizando 1.181 autorizações de estacionamento especial.
Os requerentes devem ficar atentos ao prazo de validade da credencial, que é de dois anos após a data de emissão. Para a renovação, após o prazo de validade, basta o requerente levar até o posto de credenciamento a credencial vencida, CNH ou RG e comprovante de endereço.
“Solicitamos uma atenção especial quanto ao prazo de validade. A credencial deve ser renovada após dois anos da data de emissão. Muitos usuários utilizam o documento vencido correndo o risco de sofrer alguma autuação”, alerta o diretor-presidente da CTMac, André Lima.
A Companhia também orienta aos usuários que plastifiquem o documento por uma questão de durabilidade, pois este deve estar em local visível dentro do veículo, próximo ao para-brisa.

Documentos necessários para ter a credencial
Idosos: documento com foto e comprovante de endereço;
Pessoas com deficiência: documento com foto, comprovante de endereço e laudo médico atualizado (por questões de deficiências temporárias).
A CTMac está localizada na Rua Minas Gerais, nº 32, no bairro Alvorada; e funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h. O documento também pode ser solicitado no quiosque instalado no Amapá Garden Shopping, que atende de segunda a sexta, das 13h às 21h.