O objetivo é o desenvolvimento de estudos e pesquisas e execução do Projeto Macapá 300 Anos.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado do secretário de Planejamento, Paulo Mendes, esteve no evento que culminou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas e execução do projeto Macapá 300 Anos.
“De todas as instituições participantes, a universidade é uma das mais importantes, pois ela tem, por meio dos seus cursos e pesquisas, a possibilidade de fornecer informações que nos ajudará a desenvolver essas políticas públicas. A assinatura deste termo é um grande passo para a preparação desse projeto”, reforçou o prefeito Clécio.
A assinatura do termo é resultado de vários encontros entre a alta gestão do Município de Macapá com as autoridades da Unifap, que desenvolverá os estudos, as pesquisas e fará propostas para o desenvolvimento de políticas públicas a serem executadas nos próximos 40 anos em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, dentre outras.
A parceria envolverá docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da instituição.
O secretário Paulo Mendes explicou que entre as ações a serem elaboradas está a revisão do Plano Gestor da capital, que dará as principais diretrizes para o desenvolvimento da cidade.
“O Macapá 300 Anos é um plano de longo prazo, no qual pensamos a cidade hoje e projetamos como a queremos no futuro. A partir disso, construímos, por meio dos estudos, uma série de políticas públicas a curto, médio e longo prazo, para que, ao chegarmos daqui a 40 anos, essas propostas já tenham sido executadas em grande parte”, disse.
A reitora da Unifap, Eliane Superti, destacou que a universidade trabalha em pesquisas e ações voltadas para a realidade do município e que a parceria somará forças para a elaboração e efetivação dessas políticas públicas.
“Poder colocar o conhecimento produzido dentro da nossa instituição a favor da melhoria das condições de vida da nossa cidade é algo que nos dá muito prazer. Essa é uma responsabilidade que assumimos com muito comprometimento, para levarmos essas informações ao conhecimento público para somar forças e produzir um bom resultado para a cidade”, destacou.