O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

DOENÇA DE CHAGAS
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, podendo evoluir para as formas crônicas caso não seja tratada precocemente com medicamento específico e os demais, desenvolverão formas clínicas crônicas, divididas em três tipos de acordo com as complicações apresentadas: cardíaca, digestiva ou mista (com complicações cardíacas e digestivas).

PÁSSARO NO ENCANAMENTO
Um vídeo tomou conta das redes sociais mais comuns durante a sexta-feira da semana passada. Tratava do caso de um passarinho que teria sido encontrado dentro do encanamento de água no conjunto Macapá, em Macapá. A questão, que é negada pela Companhia de Águas, foi apresentada pelos moradores que estavam procurando os motivos de não chegar água na torneira de suas casas. O momento foi dramático.

FUNDO ESPECIAL DE CAMPANHA
Tribunal Superior Eleitoral aprovou, no dia 24 de maio deste ano, a resolução que estabelece os procedimentos para a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A resolução determina que os partidos definiriam internamente os critérios da distribuição dos recursos correspondentes a sua cota – esses critérios devem ser aprovados pela maioria absoluta dos integrantes da Executiva Nacional da legenda.

POPULAÇÃO DO AMAPÁ
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, no final de agosto, a estimativa da população atual do Estado do Amapá que supera a oitava centena de milhar e apresenta o Amapá com 829.494 habitantes. A maioria dessa população está na Capital, Macapá, que chegou aos 493.634 habitantes, correspondendo a 59,51% de toda a população. O Amapá cresce 21.121 pessoas a cada ano, o que corresponde a um número bem próximo de um município como Porto Grande, o 5.º colocado com 21.484 habitantes.

SÃO BENEDITO
O Brasil é o único pais que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Vaticano, há 35 anos, em 1983. Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 4 de abril, data da morte de São Benedito. Em Macapá, no Bairro do Laguinho, onde São Benedito é o Padroeiro, pelo menos este ano, as homenagens foram programadas para a primeira semana de setembro.