A Justiça Eleitoral pontua alguns itens que devem ser observados no dia da votação.
Visando dar celeridade na votação das eleições 2018, a Justiça Eleitoral do Amapá (TRE-AP), alerta aos eleitores para alguns procedimentos que favorecem o andamento da votação e evitam alguns transtornos.

1 – Quais documentos podem ser utilizados para votar?
A sua seção contém uma lista com os nomes, números de inscrição eleitoral e números do documento de identidade de todos os eleitores que votam ali. Para exercer o direito de votar, basta apresentar o título de eleitor válido e regularizado.
O eleitor também pode usar um dos documentos oficiais listados pela Justiça Eleitoral como: Carteira de identidade (RG); Passaporte válido; Carteira nacional de habilitação; Carteira de trabalho, e outros documentos oficiais com foto de valor legal equivalente, como a carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

2 – Como votar em trânsito? Quem pode?
O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das Eleições Gerais 2018 poderá votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. No Amapá, o município habilitado nesta modalidade é a capital, Macapá. O prazo para requerer este benefício encerrou no dia 23 de agosto.

3 – Como proceder para justificar o voto se estiver fora do meu domicílio eleitoral?
O eleitor deve comparecer a uma mesa receptora de justificativa levando o formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral” devidamente preenchido, junto com seu título de eleitor e um documento oficial com foto. Mesmo que o eleitor não esteja com seu título em mãos, é obrigatório que ele informe o número de sua inscrição eleitoral, que pode ser consultada no site do TRE-AP.

4 – Qual o prazo para requerer a segunda via do título eleitoral?
O eleitor poderá requerer segunda via do título eleitoral até 10 (dez) dias antes da data da eleição. Neste caso, para o 1º turno, o prazo encerra dia 27 de setembro. Basta comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio.
Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, o prazo para a solicitação é de 60 dias antes da votação (1º. turno). Após, o pedido só poderá ser feito no cartório eleitoral da sua zona.
No site do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, o eleitor pode tirar outras dúvidas com relação ao processo eleitoral.
No dia 7 de outubro – primeiro turno – as votações serão iniciadas às 8h e encerradas às 17h, em todos os locais de votação.