Agentes de limpeza do município de Macapá removeram mais de uma tonelada de lixo neste primeiro turno das eleições.
A Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) realizou no dia 8 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições regionais e nacional, ação de limpeza para recolher das ruas da capital o lixo formado pelo despejo de material político publicitário, os famosos santinhos, das imediações das seções eleitorais.
O órgão disponibilizou 30 agentes de limpeza, que foram distribuídos em vários pontos para executar o serviço de varrição, catação e coleta do material, desde as primeiras horas do dia.
Todo material coletado foi encaminhado ao aterro sanitário de Macapá. Segundo o secretário Augusto Almeida, cerca de 1 tonelada de lixo eleitoral foi removido das ruas da capital amapaense.
“Os locais de maior ocorrência foram a orla da cidade, o centro comercial, além de praças, e ainda a Avenida FAB”, destacou.
A prática de despejar os famosos santinhos e outros materiais publicitários nos locais de votação é considerada crime eleitoral e a multa varia entre R$ 5 mil a R$ 15,9 mil, além de 6 meses a um ano de detenção.