O encerramento da campanha ocorrerá no dia 31 de outubro com uma caminhada pelo centro comercial da Cidade de Macapá.
Ação de conscientização contra o câncer de mama e útero marcou, como parte da Campanha Outubro Rosa, no último final de semana, a participação da Prefeitura de Macapá nesse momento de ação e reflexão.
Uma ação aconteceu na UBS Abacate da Pedreira, onde foram oferecidas consultas ginecológicas e de PCCU, testes rápidos e educação em saúde às mulheres das comunidades da região.
Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estimula e intensifica os serviços de prevenção e rastreamento dos cânceres.
Mesmo com a oferta em todas as unidades de saúde, a procura ainda é tímida. “Outubro é um mês destinado para a saúde da mulher, quando lançamos o convite para que ela se cuide mais. Por isso, é tão importante a realização dos exames preventivos e de estimular essa prática”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Rosa Muniz.
Já em Macapá, a prefeitura integrou a ação social promovida pelo Sesc Amapá, que, além dos atendimentos de saúde às mulheres, ofereceu serviços sociais, como consultas jurídicas, atendimento psicológico; e de autoestima, como massagens, corte de cabelo e maquiagem.
Participante da programação, Adriana Azevedo reconhece a importância da caminhada e de outras atividades do Outubro Rosa como forma de despertar a consciência das pessoas sobre a doença, que não afeta só as mulheres, mas toda a família.
“A gente abraça a iniciativa para alertar cada vez mais pessoas. Uma mulher doente compromete a saúde de toda a sua família, o que pode ser evitado em poucos minutos com a realização do autoexame”.
Para o encerramento, no dia 31 de outubro, a Prefeitura de Macapá irá promover uma caminhada, que sairá da Praça do Barão, descendo a Rua Cândido Mendes até chegar à Rua Coaracy Nunes.