Lâmpadas e cabos de transmissão foram trocados e vai possibilitar menor custo de manutenção da iluminação pública no local.
Menos de um mês após receber manutenção no sistema de iluminação, a ponte Engenheiro Sergio Arruda, principal ligação entre as zonas norte e sul da capital, voltou a ter serviços de melhorias.
Em setembro, a Prefeitura de Macapá havia executado ações, porém, com a oscilação da rede elétrica, foram necessários novos reparos e agora trocado o cabeamento, além de modelos de lâmpadas mais potentes.
Com os novos reparos, a luminosidade no trecho que recebe um fluxo altíssimo de veículos, ciclistas e pedestres diariamente será facilmente notada. Foram trocadas lâmpadas antigas e as novas de modelo Beta 250w.
Outro serviço essencial refere-se aos cabos. A rede existente era defasada e com possibilidade de curtos, o que poderia ocasionar a queima de equipamentos. Ao todo, 380 metros de cabeamento multiflex de alumínio foram fixados.
O modelo de lâmpadas “Beta” possui fotometria simétrica, o que resulta na melhoria da iluminação da via. Com isso, haverá o menor custo de manutenção e maior eficiência devido a mesma estar protegida da ação do tempo, de vândalos e da poeira. Os equipamentos auxiliares integrados no interior das luminárias irão possibilitar mais segurança e durabilidade ao item.
A Secretaria Especial de Iluminação Pública, por meio do Macapaluz, foi a responsável pela execução dos serviços. O secretário Mizael Monteiro afirmou que, assim como a ponte Sérgio Arruda recebeu novamente melhorias, outros logradouros também poderão ser atendidos novamente.
“Arenas, praças e pontes que por ventura já tenham recebido serviços poderão sim ser atendidos com reparos e manutenção. Isso tem acontecido nas vias porque a prefeitura está presente em todos os bairros constantemente. Por isso, a população pode ficar tranquila que chegaremos até a sua rua, praça ou arena”, afirmou.
O cronograma de ações da Macapaluz prevê até o mês de dezembro serviços de recuperação de mais de 20 mil pontos falhos de iluminação em toda a cidade.