A secretaria de manutenção urbanística, juntamente com a secretaria municipal de saúde, é estratégica no combate ao mosquito.
O trabalho das equipes de limpeza iniciou na quinta-feira, 19, com serviço de capina, raspagem e remoção de entulho e lixeiras viciadas. Foram retiradas aproximadamente 63 toneladas de lixo da Rua Euclides Mont’Alverne, no bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá.
De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, a ação faz parte do calendário de atividades mensais da Semur. “Esse é um trabalho que está no nosso cronograma mensal. É uma área próxima à UPA, que atende diversas pessoas e que deve estar sempre limpa até mesmo para evitar transmissão de doenças”, explica.
O serviço se estende por toda extensão da Rua Euclides Mont’Alverne e avança até o fim da próxima semana. Além desse trabalho, equipes atuam na limpeza do canal do Jandiá, também na zona norte, e nos cemitérios da cidade. O trabalho de limpeza nos cemitérios Nossa Senhora da Conceição, São José e São Francisco iniciaram na última semana. A ação faz parte da programação para o Dia de Finados.

LIRAa 2018
A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, dia 22, o 5º e último ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. O LIRAa é feito pelos agentes de endemias e acontecerá em todos os bairros da capital até 30 de outubro, para identificar os bairros onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.
Com a conclusão do ciclo, novas ações de combate e controle do mosquito Aedes serão planejadas para serem desenvolvidas no município ano que vem. Os primeiros levantamentos feitos em 2018 classificaram o município como de médio risco de infestação, tendo como principal foco do mosquito o lixo doméstico e os resíduos abandonados a céu aberto.