As eleições se constituem como um teste ou uma prova para aqueles que acreditam na Democracia e nela buscam os princípios para desenvolver suas atividades políticas e partidárias, sempre com o foco no respeito aos resultados que decorrem da vontade do eleitor.
Temos a obrigação de nos oferecer para as disputas eleitorais e assim o fazendo submetemo-nos, democraticamente, ao que pensa a maioria do eleitorado, sem deixar escapar a oportunidade de analisar os resultados e, a partir deles, aprimorar os métodos que utilizamos no convencimento ou na demonstração de vontade para sua excelência o eleitor.
Um resultado adverso, inesperado, tem mais informações do que aqueles resultados favoráveis. Permite-nos refazer os métodos, atualizar os conhecimentos e amadurecer a interpretação do processo que, a cada eleição, evolui e demonstra, para todos, os pontos onde a mutação é mais sensível.
Aceitamos o resultado, analisamos cada ponto com mais detalhe, damos prioridades para os pontos em que houve falha (se houve), sempre com alto grau de respeito à vontade do eleitor, procurando entender os “recados” para modificar os métodos que não deram certo. É um ambiente profissionalizado e socialmente respeitoso.
Àqueles que nos superaram pelo voto, sempre reservamos espaço para o cumprimento, para o aplauso. Para aqueles que superamos no voto, dedicamos o carinho sincero e sempre deixamos palavras de incentivo, uma vez que a população precisa desses pesos e contrapesos para fazer a sua avaliação.
Aos que coligam conosco para uma disputa, sempre deixamos às claras a necessidade de seguirmos os princípios democráticos, especialmente aquele que manda que os resultados sejam respeitados, uma vez que representam a vontade do eleitor.
O eleitor é o fiel da balança. É ele quem expressa, no momento de votar, a sua vontade e anima a chama da Democracia, exercendo a sua obrigação constitucional, resultado de tantas lutas e do esforço de tantos brasileiros.
Os dirigentes do DEMOCRATAS, seus filiados, coligados e admiradores sabem que estão no caminho certo, querendo dar novo rumo para o Amapá, emprestando sua habilidade política, sua honestidade e seu trabalho durante todas as horas e todos os dias.