O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou, durante a primeira parte da noite de terça-feira, dia 16 de outubro, nove dias depois de terminada a apuração referente à votação em primeiro turno, com o entrave que foi gerado pelo indeferimento da chapa majoritária do candidato da coligação “com o povo para avançar” e que passou a ser chapa “pura” do PSB, isto é, com a retirada do vice que fora indicado pelo PT e a colocação de outro vice, agora uma vice, Andrea Tolentino.

PSB X PDT
Mais uma vez o PSB, amarelo, e o PDT, azul, saem para uma disputa direta pelo Governo do Amapá, o que já se tornou uma constante durante os últimos 24 anos quando os dois partidos se revezaram no poder máximo do Estado. Nem mesmo um tempo mais curto para a campanha eleitoral, especialmente no rádio e na TV, está desanimando os eleitores de um e de outro que acreditam que podem emplacar mais um mandato na história da governança do Amapá. O segundo turno será dia 28 de outubro.

DEM
O DEMOCRATAS, que foi cabeça de chapa da majoritária ao cargo de Governador do Amapá e que apresentou o senador Davi Alcolumbre na coligação “Trabalho e União pelo Amapá”, foi o terceiro colocado no primeiro turno depois de obter 23,75% da votação e teve a preocupação de reconhecer, publicamente, o resultado em sinal de respeito à decisão do eleitor nas urnas. Não se apegou aos problemas da chapa que ficou em segundo lugar estava enfrentado.

NOTA DO SENADOR DAVI
“Eu recebo essa decisão do TSE com a tranquilidade de quem ofereceu ao Amapá a possibilidade de, depois de 24 anos, escolher um novo governador. Fiz a minha parte. Não fiz nenhum movimento para interferir no processo democrático. Eu me mantive distante em respeito à decisão dos amapaenses e da Justiça Eleitoral. Sobre o nosso posicionamento no segundo turno, será decidido em conjunto com todas as nossas lideranças. Cumprimento os dois candidatos e afirmo que continuarei colocando o Amapá em primeiro lugar, representando todos os amapaenses e fazendo um mandato a favor do nosso Estado”. Davi Alcolumbre, senador do Amapá.

VIOLÊNCIA
Continua o momento de extrema violência nas cidades do Estado do Amapá com a Polícia Militar tendo dificuldades para realizar a prevenção e a Polícia Civil tendo problemas para realizar as investigações em tempo razoável. Em razão disso o noticiário de morte, seja em confronto com a polícia, seja naquelas consideradas como decorrentes de “acerto de contas” se repetem com frequência indesejada, inclusive pelos órgãos de segurança.

PROPAGANDA ELEITORAL
Depois da decisão de terça-feira que confirmou a disputa, em segundo turno de votação, entre João Capiberibe e Waldez Góes, volta à normalidade o processo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Desde quarta-feira os candidatos estão com horários à sua disposição para as mensagens que podem convencer os indecisos e conquistar os já decididos.