Atualmente, 57% da população de Macapá está com sobrepeso e 24% em situação de obesidade.
Começou na terça-feira, dia 16, a Semana Macapá Saudável. É uma semana voltada para alertar a população sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias.
A programação se justifica pela proposta que trouxe a definição do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e ao Dia Mundial da Alimentação, datas que estimulam a prática de atividade física e alimentação saudável.
A iniciativa, que está em sua quarta edição, promove atividades em Unidades Básicas de Saúde e academias ao ar livre, como parte das ações de prevenção e controle do excesso de peso e da obesidade no município de Macapá.
De acordo com a Coordenação de Alimentação e Nutrição, os índices têm aumentado entre a população.
“Durante essa semana, aumentamos nossas recomendações com o objetivo de estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis, pois, assim como no restante do Brasil, os números atuais mostram que a obesidade é um problema crônico e de saúde pública, e tem aumentado em todas as capitais. Com as atividades, pretendemos sensibilizar as pessoas e incentivá-las a cuidar melhor de sua saúde”, explica a nutricionista Wayni de Sousa.
Atualmente, 57% da população de Macapá está com sobrepeso e 24% em situação de obesidade.
A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) também aponta uma redução no número de amapaenses que fazem a ingestão regular de frutas e verduras.
“Na pesquisa de 2017, o índice de pessoas com sobrepeso era de 54% e 18% de obesos. Além desse aumento, nos preocupa a redução de 30 para 26% de pessoas que comem frequentemente frutas e verduras. Daí a importância de incentivar as consultas com nutricionistas e a prática de exercício físico”, completa Wayni.
A pesquisa mostra que o problema geralmente surge pela combinação de hábitos alimentares poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, embora a herança genética também seja um dos fatores causadores da obesidade.
“Estou na briga com a balança há um ano, quando comecei a ter problemas com colesterol. De lá para cá, faço o acompanhamento mensal na UBS. No começo, tive muita dificuldade para resistir às massas, por exemplo, mas depois que o corpo acostuma fica mais fácil”, comenta a professora Maura de Castro.
As atividades se estendem até sexta-feira, dia 19, quando serão feitas aulas de dança e treinamento funcional na academia ao ar livre do Araxá.