Geanderson Oliveira tem 11 anos de idade e muita facilidade no “trato” da bola, o professor é Benedito Silva.
Agitado, ansioso e com brilho no olhar de quem foi selecionado para participar da peneira do clube de futebol carioca Vasco da Gama, em janeiro de 2019, o garoto Geanderson Oliveira, 11 anos, não esconde a felicidade. Mas ao ser perguntado se acha um bom jogador, ele responde:
“Ninguém pode se achar bom, tem que ter fé e estudar para conseguir alcançar seus sonhos”, revela o aluno do projeto Escolinha de Futebol do Residencial Jardim Açucena, que é executado pela Prefeitura de Macapá no próprio habitacional.
Entre os amigos da escolinha, Geanderson ganhou um apelido: é conhecido como Neymarzinho, uma referência ao atleta e ídolo brasileiro, o jogador Neymar Júnior, que atualmente é titular da Seleção Brasileira e atua no Paris Saint-Germain Football Club.
O projeto funciona há dois meses dentro do Jardim Açucena e faz parte do Plano Conviver Bem, que consiste em integrar as famílias que residem no local em um ambiente harmônico.
O professor dos 60 alunos é Benedito Silva, que também é morador do residencial e ministra as aulas às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
Para participar do projeto, os alunos precisam ter bom rendimento na sala de aula e recebem uma cartilha de direitos e deveres para poder se manter. As chuteiras, meiões, caneleiras, shorts e uniformes são todos custeados pela prefeitura. Os alunos também contam com acompanhamento pedagógico.
“Neymarzinho tem uma disciplina e uma alegria maravilhosa, além da habilidade. Estávamos aqui treinando e um olheiro do São José Esporte Clube o enxergou e viu a possibilidade do garoto, e ele foi selecionado. Espero que mais garotos também possam ser vistos, nossa dedicação é intensa”, afirma o professor. Em janeiro, ele embarca para o Rio de Janeiro e passará por todas as etapas para tentar alcançar o sonho de ser jogador profissional.
Com apenas 1,20 de altura, estudante do 5º ano da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, “Neymarzinho” diz que é um bom aluno. “Tiro boas notas, mas o que quero é que esse sonho dê certo, estou muito feliz em poder representar meu estado no Rio de Janeiro, meu pai irá junto comigo, é um começo. Agradeço a todos do projeto que estão nos apoiando”, enfatiza.

Cursos
Os cursos ofertados serão variados para geração de emprego e renda. São eles: artesanato em sandálias; design de sobrancelha e embelezamento de cílios; salgadeiro; confeitaria básica; básico de corte, hidratação e escova; eletricista de baixa tensão; básico de corte e costura; Escolinha de Futebol; confecção de bonecas e animais de pano; forno e fogão: cozinha do dia a dia; depilação; unhas artísticas; educação ambiental e patrimonial; oficinas educativas; oficina de teatro; oficina de reaproveitamento de garrafas pet e oficina de capoeira.