Com o objetivo de conscientizar a população no período de festas de fim de ano, o Hemoap iniciou a campanha “Seja você o melhor presente. Doe Sangue”. O fluxo de doadores diminui bastante neste período do ano e o estoque cai algo em torno de 30%. A campanha consiste em acionar pessoas já cadastradas no instituto por ligação telefônica. Novos doadores serão captados através da divulgação da campanha na mídia. Outro fator que contribui para a redução das doações é a chuvas.

DESMATAMENTO
A Polícia Civil do Amapá, dispondo de tecnologia via satélite identificou mais de 5 mil focos de desmatamento em regiões florestais do Estado. A área do Amapá é considerada uma das mais preservadas do Brasil, com 93% da cobertura vegetal intacta. O trabalho é da equipe da Dema (Delegacia do Meio Ambiente), que passou a utilizar a tecnologia de mapas via satélite por um aplicativo de smartphone chamado Global Forest Watch (GFW). Desde o mês de junho deste ano já foram realizadas mais de 50 ações de combate ao desmatamento no Estado.

CONTRA-PONTO
No próximo mês de janeiro a Federação das Indústrias do Amapá estará realizando, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará e o Pro-Amazônia, um encontro para discutir, com a presença de dois cientistas-pesquisadores de reconhecimento internacional a questão dos Corais da Amazônia. O estudo se contrapõe ao apresentado pelo Greenpeace e demonstra que a exploração do petróleo não tem possibilidade de modificar quaisquer dos biomas.

ALTA TEMPORADA
Pelas características que tem a cidade de Macapá, na condição de Capital do Estado, com pessoas de outras localidades trabalhando por aqui e tendo, naturalmente, suas famílias morando fora do Estado, o final do ano é o período que as pessoas escolhem para visitar os seus familiares e, com isso, os meios de transporte, tanto aéreo como fluvial têm aumentado o seu uso sem alterar a frequência e, assim, aumentar a procura e implicar no aumento de preço. Esse aumento é considerado injusto.

ESTRANGULADO
De acordo com informações do governo do Estado, o ano de 2019 deve iniciar com o Amapá tendo as contas públicas “estranguladas”. É o que afirma o executivo estadual após informar a queda de aproximadamente R$ 46 milhões no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), neste fim de ano. O FPE, segundo o governo, é a principal fonte de receita do Estado e o corte teria inviabilizado vários compromissos.

FAKE
De acordo com o levantamento, apenas os governadores de Amapá, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia, Tocantins e Paraíba receberão as contas públicas em boas condições. A crise fiscal dos governos estaduais tem um impacto perverso e direto na vida do cidadão. São os estados que fornecem boa parte dos serviços básicos para a sociedade como educação, saúde e segurança pública. Hoje, sem folga no orçamento, boa parte das políticas públicas está sendo comprometida e, em alguns estados, o salário de servidores está atrasado.