Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) definiu a data da diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Gerais deste ano.
A solenidade vai acontecer no dia 18 de dezembro, terça-feira, no auditório do cartório da 10ª Zona Eleitoral da capital, às 18h30.
Os candidatos eleitos diplomados vão ocupar os cargos de governador, vice-governador, deputado estadual e federal, senador da República, e respectivos suplentes. Eles receberão diplomas assinados pelo presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito.
A Comissão de Diplomação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) reuniu na nesta sexta-feira que passou, dia 7, no auditório da Escola Judiciária (TRE Centro), com eleitos, suplentes e representantes, para alinhar os procedimentos para a solenidade de diplomação.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.