Logo no início do ano será definido o cronograma para o atendimento através desta Unidade Móvel de Saúde.
A Carreta Saúde da Mulher finalizou seus atendimentos no bairro Cabralzinho. Em janeiro de 2019, os acolhimentos ocorrerão em um novo ponto da capital, ainda a ser definido.
A unidade, que ficará sem atendimento para que possa ser feito o deslocamento, estava desde novembro na zona oeste, onde fez 1.485 procedimentos.
Em um ano e sete meses de funcionamento, a carreta já passou pelos bairros Infraero, Jardim Felicidade, Pedrinhas, Perpétuo Socorro, Centro e Cabralzinho, somando mais de 21.125 procedimentos realizados.
Os serviços mais procurados continuam sendo as consultas ginecológicas e os exames de PCCU. “É muito satisfatório ver que a procura pelos nossos serviços é constante e que, por meio deles, é possível prevenir a saúde de muitas mulheres”, comenta a coordenadora dos serviços disponibilizados na carreta, Ana Kelly Bittencourt.
O veículo é mais um dispositivo para a prevenção da saúde da mulher e atende, de forma itinerante, bairros e distritos de Macapá, disponibilizando consultas ginecológicas, exames de PCCU, ultrassonografias das mamas e transvaginal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além dos encaminhamentos para mamografia.
No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar a requisição médica, que pode ser solicitada em qualquer Unidade Básica de Saúde.