Os jornais de grande circulação nacional e o ambiente em Brasília estão deixando bastante claro que o senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre tem preferência do grupo político do presidente eleito Jair Bolsonaro para enfrentar Renan Calheiros que insiste em manter a sua candidatura para o cargo que já ocupou três vezes. Como a eleição é no segundo dia do mês de fevereiro do próximo ano, as discussões ainda geram especulação com outros nomes, mas Davi tem a preferência declarada por parte dos que vão assumir o comando do país no primeiro dia de janeiro de 2019.

COMANDANTE SOLON
O navio Comandante Solon, que pertence ao Estado do Amapá, está criminosamente abandonado logo depois da ponte sobre o rio Matapi e às margens daquele rio. Para quem mora às proximidades, além de contemplar uma embarcação de passageiros sendo consumido pelo tempo, também testemunha, sem querer, a embarcação passando a ser um local privilegiado para viciados em droga e pessoas que já moram no local. Um desleixo do poder público que não tem explicação para a população.

LIBERTADORES
O River Plate venceu a segunda partida da decisão da Copa Libertadores da América. O jogo foi realizado em Madri, na Espanha, devido aos acontecimentos registrados em Buenos Aires, na Argentina, quando o ônibus que levava a delegação do Boca Juniors foi apedrejado na chegada ao Estádio do River onde seria realizada a partida. O jogo terminou em 1 x 1 no tempo regulamentar, mantendo o empate no geral, uma vez que o primeiro jogo foi 2 x 2. Na prorrogação o River fez 2 x 0 e ficou com a Libertadores.

SOFRIMENTO
O choro e a angústia de uma mãe bem refletem o momento pelo qual passa a questão da saúde pública no Estado do Amapá. Há 21 dias internado no Hospital de Emergência de Macapá, Jonivaldo Silva dos Santos, depois de entrar em coma no 17.º dia depois de internado, morreu, em coma, no quarto dia de desespero da dona de casa Nadir Barros dos Santos, mãe do paciente que saiu do hospital avisando que vai processar o Estado do Amapá por negligência.

VIOLÊNCIA
Continua o clima de violência nas cidades de Macapá e Santana. A população está apavorada com a situação e percebe que todos os meios de garantir um mínimo de segurança pessoal e de seu patrimônio se torna absolutamente vulnerável para a audácia dos bandidos que assaltam e matam todos os dias nas duas principais cidades do Estado. A mesma preocupação está nas cidades do interior, principalmente Oiapoque, Laranjal do Jari e Porto Grande.

ÁGUA
A descoberta do aquífero Alter do Chão que está no subsolo dos estados do Amazonas, Pará e Amapá representa o dobro de toda a água de superfície e que forma os rios decorrentes de nascentes. Estudos realizados pela Universidade Federal do Pará apontam que o aquífero Alter do Chão contém o dobro de todo o aquífero submarino que está situado no Sul do Brasil, na Argentina e no Paraguai. A utilização desta água, perfeitamente potável, já começa a ser realidade na Amazônia.