O prefeito Clécio Luiz e os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues e outras autoridades participaram da inauguração.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, e os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues participaram da solenidade de inauguração da unidade do Hospital de Amor no Amapá, antigo Hospital do Câncer de Barretos. Construída com verba parlamentar federal, a unidade servirá na prevenção e combate ao câncer.
Henrique Prata, presidente do hospital, ressaltou que é a primeira vez que uma unidade de câncer é custeada por parlamentares e construída em 9 meses. “O que eu não consegui com a iniciativa privada, os parlamentares conseguiram para vocês, e o povo do Amapá tem que ter muito orgulho disso”, disse.
O Hospital de Amor é referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil. Com 11 unidades espalhadas pelo país, a de Macapá é a 2ª da região Norte.
O coordenador da bancada federal do Amapá, senador Davi Alcolumbre, anunciou a liberação de mais R$ 4 milhões do Governo Federal para o hospital. “O recurso será suficiente para garantir a manutenção do complexo durante todo o ano de 2019”, assegurou.
O prédio conta com salas de mamografia, ultrassom, de preparo, de exame Papanicolau, exames de biópsia, postos de enfermagem, consultórios e farmácia. O senador Randolfe Rodrigues falou dos desafios após a inauguração do prédio.
“Esse é o primeiro passo para o enfrentamento do mal do câncer no Amapá. Este momento é um ato de amor para os desafios que virão, pois temos que avançar na quimioterapia e radioterapia. Temos que deixar de ser a última unidade da federação no ranking de tratamento do câncer”, ponderou.
Clécio Luís ressaltou que o hospital é fruto de um esforço coletivo. “Não teria nome melhor, ‘Hospital de Amor’. Nós não precisamos de um prédio a mais, precisamos desse hospital que fará a prevenção e a cura do câncer. E a Prefeitura de Macapá se sente acolhida, pois, às vezes, um diagnóstico precoce faz toda a diferença e eu não tenho dúvida de que esse espaço ajudará amenizar a luta daqueles que sofrem com esse mal. Por isso, afirmo que esse recurso de bancada foi um dos mais bem aplicados dessa legislatura”, afirmou.
Com atendimento humanizado, com a melhor estrutura em tecnologia para o diagnóstico do câncer de mama, o hospital conta também com a Carreta da Mulher, que tem capacidade para atender inicialmente 300 mulheres por dia. O veículo percorrerá todo o Amapá.
Participaram também da solenidade os deputados federais Cabuçu Borges, Marcivânia, Marcos Reátegui, André Abdon, os senadores Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues, o governador Waldez Góes e outras autoridades políticas.