A Polícia Militar conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e do Exército Brasileiro.

Começou o reforço da segurança nos núcleos urbanos, principalmente nas áreas comerciais das cidades do Estado do Amapá com mais militares nas ruas objetivando inibir o cometimento de crimes que tendem a aumentar no final do ano.
Nesta época a estatística demonstra que aumenta o registro de crimes ou tentativas devido ao alto fluxo de pessoas nos centros comerciais. A operação mantém o nome “Papai Noel” e está programada para se estender até o Dia de Reis, 6 de janeiro.
Como exemplo, informam as autoridades de segurança do Estado que, em Oiapoque, todo o efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar será usado durante a ação para manter o controle na fronteira com a Guiana Francesa. O trabalho conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e do Exército.
Segundo o comandante do 12º BPM, major Vinícius Batista, o foco é nas ocorrências como roubos e furtos a transeuntes, residências e estabelecimentos comerciais, além dos homicídios, latrocínios (assalto seguido de morte) e tráfico de drogas.
“A Polícia Militar atua com unidades parceiras da segurança pública e desenvolve também esse combate aos ilícitos que acabam aumentando em eventos de fim de ano. Então, a operação é muito importante e exige o desempenho de todo do 12º BPM”, explicou.
Ainda de acordo com o comandante do batalhão, a proposta é diminuir os índices registrados de assaltos, por causa dos pagamentos do 13º salário e das compras das festas de fim de ano. Ele destaca a preocupação com o trabalho preventivo.
Na capital, cerca de 150 militares estão atuando no centro comercial e corredores bancários. O tenente Josiagab Oliveira, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do 6º Batalhão, adianta que os policiais estão a pé, em carros e motos, nos três turnos de serviço.