Dados da consolidação preliminar do repórter policial Bolero Neto apontam que o ano de 2018 foi um dos mais violentos de todos os tempos. Sem considerar as anotações que correspondem a feto abandonado, choque elétrico, queda e causas consideradas desconhecidas, o jornalista anotou 593 mortes violentas no Estado do Amapá, o que coloca esta Unidade da Federação Brasileira na lista de uma das mais violentas do Brasil e do mundo.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA
Entre os meios utilizados para perpetrar as mortes violentas a arma de fogo é a que se mostra como o principal instrumento utilizado em 49,91% dos registros (296 óbitos), seguindo de arma branca com 16,19% (96 óbitos), trânsito com 15,01% (89 óbitos), suicídio 9,78% (58 óbitos), afogamento 5,73% (34 óbitos) e pauladas 3,38% (20 óbitos).

MUITA ATENÇÃO
As autoridades da Secretaria de Estado da Infraestrutura precisam ficar atentas para o problema que avança no sentido literal da palavra na orla de Macapá na parte que fica na região compreendida entre o Igarapé das Mulheres e o Canal do Jandiá. Nesse local a maré já levou parte do muro de arrimo, o parapeito, o meio fio, a linha d’água, o pavimento da via e o asfalto que dava o acabamento. Com a aproximação da maré de março o risco é a água levar inclusive as casas da área.

MACAPÁ 261 ANOS
Os que têm endereço em Macapá e cada uma das autoridades que assumiram a responsabilidade de cuidar do patrimônio da cidade devem se preocupar com a qualidade de vida que está dando à população. Os serviços necessários para o fornecimento de água tratada na cidade estão se transformando em um problema para a própria concessionária que também é responsável pela coleta e tratamento de esgoto. Macapá é a capital de um estado brasileiro com o menor índice de coleta de esgoto do Brasil.

SISTEMA S NA MIRA
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo Bolsonaro pretende “meter a faca” nas contribuições obrigatórias das empresas para o Sistema S – que inclui, por exemplo, o Sesi, Senai, Senac, Sebrae. Guedes falou num corte entre 30% e 50% nesses repasses, que somam R$ 17 bilhões em 2018, como parte do plano de desoneração da folha salarial. O secretário de política econômica, afirmou que o corte no Sistema S vai diminuir o custo da contratação de trabalhadores e que isso ajudará no combate ao desemprego e subemprego.

PETRÓLEO E RENCA
Está sendo anunciada para o próximo dia 17 de janeiro, quinta-feira, o 1.º Encontro Estadual das Federações das Indústrias do Amapá e do Pará. O evento será realizado no auditório do prédio do Sebrae/AP das 8:00 às 13:00 horas e terá a presença de especialistas que falarão sobre pesquisas marítimas, sobre recursos minerais da plataforma continental do Norte do Brasil e da exploração de petróleo na costa do Amapá. Também será tema do encontro a RENCA que foi objeto de recente polêmica.