Foram anunciados os nomes de mais cinco pessoas que comporão o secretariado do Estado. O empresário rural e administrador Daniel Sebben, um dos maiores plantadores de soja do Amapá, será o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Robério Nobre, que estava na SDR, vai para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Para a Controladoria Geral do Estado (CGE), foi indicado Joel Rodrigues, auditor federal. Na Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas assume a professora indígena Eclemilda Maciel.

NOVOS SECRETÁRIOS (II)
A advogada Albanize Colabores será a titular da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims). Estes novos gestores, segundo informou o chefe do executivo estadual, deverão ser empossados ao longo da semana. A expectativa do governo, segundo o próprio governador, é melhorar os resultados até agora alcançados dando boas vindas àqueles que chegam. Quanto aos que saem, bem esses apenas saem..

CONCUROS DA PREFEITURA
O prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), tem na agenda para o começo desta semana a homologação do resultado do concurso da educação, saúde e assistência social realizado pela PMM. Contudo, muito embora ainda não se saiba quantos dos 840 aprovados serão chamados logo. Este é o concurso público que a Prefeitura de Macapá realiza nos últimos 14 anos, desde aquele que foi realizado quando era prefeito da Capital João Henrique Pimentel, em 2004, para preenchimento de vagas na educação, saúde e setor administrativo.

ONG DESMENTIDA
Logo na primeira palestra do programa Encontro das Federações de Indústria do Pará e Amapá, que foi ministrada pelo Dr. Maamar El Robrini, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA) e que abordou o projeto Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva e Recursos Minerais da Plataforma Continental do Norte do Brasil (Revizee), a informação de que havia coral na foz do Amazonas foi negada. Aquela informação foi prestada por uma conhecida ONG que atua, no Amapá, com a cobertura do Governo.

FORÇA-TAREFA
Uma grande força-tarefa do Estado e do município de Santana atuam conjuntamente na assistência às vítimas do incêndio que atingiu 8 casas na comunidade do Ambrósio, Área Portuária de Santana. Foram identificadas 10 famílias afetadas, o que corresponde a 46 pessoas, entre adultos e crianças. Não houve feridos. Das oito residências afetadas, cinco tiveram perda total e três foram atingidas parcialmente pelas chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), os afetados estão em condição de desalojados.

ARMA DE FOGO E A EFETIVA NECESSIDADE
Considera-se presente a efetiva necessidade para aquisição de armas de uso permitido, nas seguintes hipóteses: a) morar em cidade ou estado onde a taxa de homicídios seja superior a 10 para cada 100 mil habitantes; b) morar em áreas rurais; c) for proprietário de estabelecimentos comerciais ou industriais; d) militares, inclusive os inativos; f) for agente público que exerce funções da área de segurança pública, administração penitenciária, e g) for colecionador, atirador e caçador, devidamente registrado no Exército.