No livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, o enredo acontece na França, no século XIX. A obra baseia-se em histórias que predominam a desigualdade social e a miséria, em contraponto com o empreendedorismo e trabalho, para que seja refletido os impasses na sociedade. Neste texto em especial, será trazida a história do personagem Jean Valjean, um condenado, ex-presidiário posto em liberdade. Valjean vive uma história trágica desde sua infância. A leitura é muito boa. Experimente!

NOVA REGRA: 86/96
Desde 31 de dezembro, a soma dos pontos para o cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição foi atualizada. Para a realização do cálculo do valor do benefício, também conhecida como “aposentadoria por tempo de serviço”, o cidadão pode optar por uma das três regras existentes. E uma delas é a chamada Regra 85/95 progressiva que, agora, passou a ser 86/96. Esses números representam a quantidade de pontos que serão utilizados para o cálculo do benefício: soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres (86) e homens (96).

RACHA
O popularmente chamado ‘racha’ é uma corrida não autorizada por autoridade competente em via pública, tratando-se de uma infração de trânsito muitas vezes controvertida na prática, que pode levar a suspensão da CNH. Como visto, as consequências do racha são: infração gravíssima (7 pontos na CNH), multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo, recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo. Podendo ainda, aplicar multa em dobro em caso de reincidência dentro de 12 meses da infração anterior. (art. 173, CTB).

ELEIÇÃO PARA A MESA DA CÂMARA DE MACAPÁ (I)
O desembargador Manoel Brito, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), suspendeu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Macapá. A decisão atendeu a um requerimento feito pelo vereador Rinaldo Martins (Psol) e foi entregue por um oficial de justiça, por volta das 14h, momento em que a eleição seria realizada. A decisão foi lida em plenário e, em seguida, a sessão foi encerrada.

ELEIÇÃO PARA A MESA DA CÂMARA DE MACAPÁ (II)
Rinaldo Martins argumentou que o presidente em exercício, Yuri Pelaes (MDB), contrariou o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Macapá. O vereador do MDB assumiu a presidência após a renúncia de Acácio Favacho (Pros), eleito deputado federal. Rinaldo Martins alegou que Yuri Pelaes também desrespeitou a Constituição Federal ao não nomear uma comissão eleitoral para realizar as eleições.
A CAUTELA DO DESEMBARGADOR
Na decisão o desembargador Manoel Brito afirma: “parece-nos que não houve obediência ao princípio da publicidade, o que por si só, encontro razões suficientes para aquela Casa tenha cautela e prestigie os devidos ditames legais”. O desembargador mandou noticiar Yuri Pelaes a apresentar informações a respeito do processo no prazo de 10 dias. A decisão foi lida em plenário, encerrando a sessão.