Os trabalhos, que foram realizados em cinco dias, mudou o panorama da via, deu maior prazer aos condutores e segurança aos pedestres.
O motorista de um serviço de aplicativo, Márcio Andrade, transitava pela Rua Hildemar Maia quando notou que a iluminação da via está bem melhor. Ele acabou elogiando o serviço feito pela Prefeitura de Macapá, que finalizou a instalação de lâmpadas de LED em toda a extensão da via. “Ficou muito bom”, reafirmou o condutor.
Os trabalhos, que durarem cerca de cinco dias, deixaram uma das principais ruas da cidade completamente diferente. A Hildemar Maia, que inicia no Muca e se estende até o aeroporto, há anos apresentava problemas. Anteriormente, a responsabilidade pelos serviços era da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
Quando a prefeitura assumiu a responsabilidade pela iluminação da cidade, em abril de 2017, encontrou o serviço em péssimas condições. Mesmo assim, vinha fazendo ações e agora ocorreu a instalação das lâmpadas de LED com tecnologia de ponta.
Entre os principais problemas estavam a oscilação da rede elétrica, de responsabilidade da CEA, e ação de vândalos, que depredavam o parque de iluminação. O autônomo Bruno Bezerra, proprietário de um mercantil, disse que já havia a necessidade de reparos e que esse aspecto facilitava a ação de marginais.
“Meu comércio fica em um trecho da Hildemar Maia que é bastante movimentado. De vez em quando alguém vinha correndo se abrigar no interior do comércio dizendo que tinha sido assaltado. Estava muito perigoso e, com essa nova iluminação, dá para ver que melhorou bastante”, disse.
Os serviços foram coordenados pela Secretaria Especial de Iluminação Pública e, ao todo, foram colocadas 116 lâmpadas de LED, com potência de 130 watts, que mudou drasticamente a iluminação da via. Além disso, braços metálicos de sustentação de luminárias e relés mal posicionados ou danificados precisaram ser substituídos.
“A Prefeitura de Macapá fez a aquisição de mais duas mil unidades de lâmpadas de LED, que estão sendo colocadas em diversos bairros da cidade. Faz parte do nosso plano de ação, que visa dar mais iluminação para a população. Agora é papel de cada um fiscalizar para que vândalos não destruam o patrimônio, que é da população e que paga por isso”, informou o secretário Claudiomar Rosa.