Ao contrário do que chegaram a pensar os adversários, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), tem mostrado coerência com a realidade nacional, maturidade no trato das questões políticas, sensibilidade nas relações com os agentes públicos dos outros poderes da República e aumentado a confiança nos aliados.
Foi uma primeira semana intensa como presidente do Senado. Davi Alcolumbre mostrou a sua disposição em participar, efetivamente, das grandes decisões da República e de que está disposto a manter o protagonismo – que é um dos diferenciais de quem está exercendo aquele importante cargo como presidente do Congresso Nacional.
Davi Alcolumbre tem luz própria, muito embora confie nos seus aliados, repartindo as grandes decisões, mas reservando espaço para a análise final de cada um dos seus passos, observando os interesses da população brasileira.
Faz questão de agradecer à confiança do povo do Amapá e de muitas das principais autoridades do Executivo Brasileiro, e para isso está sempre atento a tudo o que circula no entorno da Mesa do Senado, do próprio Senado e de todo o Poder Legislativo Federal.
No dizer de muitos dos que com ele formam o Plenário do Congresso, “é difícil não confiar no Davi” e justificam o chavão pela sua atenção, comprometimento, interesse e aplicação como enfrenta o dia a dia, sempre interessado a mostrar que, além dos problemas o cargo oferece a oportunidade de resolver as questões.
Disposto a manter a simplicidade, sem banalizar a importância do cargo de presidente do Congresso, no sentido de humanizar as relações entre os poderes, dando indicação de que pode ser o importante elo da união entre todos e, principalmente, de aproximação com os verdadeiros interesses nacionais.
Além dos 41 que o escolheram para ser presidente ainda na primeira votação válida, precisa continuar o trabalho de conquista e de aproximação com os outros colegas de Casa para garantir que as vontades do eleitor brasileiro sejam representadas sem retoques ou com as melhorias consentidas e possíveis.
Foi surpreendente para a Nação Brasileira a eleição de Davi Alcolumbre para a Presidência do Congresso, mas a maior surpresa poderá ser o resultado do trabalho e do rumo que está sendo dado ao Parlamento Brasileiro.