Hoje acontece a posse dos parlamentares federais e estaduais, eleitos no pleito do dia 7 de outubro de 2018, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. Tomam posse, neste dia 1.º de fevereiro, para compor o Congresso Nacional, 54 senadores (2/3 do Plenário) e 513 deputados federais.
Os eleitores, em 2018, deram uma guinada significativa no rumo do Brasil, buscando novos ventos e uma forma de governar que pudesse reacender as esperanças do povo brasileiro.
No dia primeiro de janeiro de 2018 essa mudança de rumo começou a ser exercitada pelo Executivo, com a posse do presidente da República e agora, no dia primeiro de fevereiro, com a posse dos deputados federais e senadores, o grupo deve estar pronto para o exercício daquilo que pensou o eleitor quando foi chamado para fazer suas escolhas.
Nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil tomam posse, neste dia primeiro de fevereiro, os deputados estaduais, com a incumbência de representar os interesses do povo de cada estado. No Amapá são 24 os deputados que tomam posse, sendo que onze deles são novos em relação ao exercício do legislativo, mas o suficiente para ingressar com novos hábitos no grupo de deputados escolhidos para ficar, durante os próximos quatro anos, trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população.
Apesar do esforço de alguns dos organizadores das eleições e a vontade do eleitor de não ver ser colocada em dúvida a sua decisão, as regras, mutantes a cada eleição, acabam dando margem para criar expectativas falsas e alimentar dúvidas no seio do eleitorado, chegando a provocar litígios jurídicos entre candidatos que venceram pelo voto e aqueles que querem vencer nas falhas da regra.
Por outro lado, aquele que toma posse, reeleito ou eleito pela primeira vez, precisa estar pronto para encarar desafios, encurtando o caminho entre os sonhos do eleitor e da população com aquilo que é possível ser feito com honestidade, liberdade e confiança.
Honrar a decisão do eleitor que o elegeu para representá-lo, mantendo a mensagem que despertou a confiança desse mesmo eleitor precisa estar, todas as horas, presentes nas ações de representação de cada um da população.