É uma campanha criada com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, em busca de mais felicidade e qualidade de vida.
Como parte das programações da Campanha Janeiro Branco de cuidados com a saúde mental, a prefeitura da capital realizou, na UBS Congós, uma programação com objetivo de promover orientações quanto aos serviços oferecidos acerca da saúde mental no município.
A atividade, que foi desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com a prática de atividades físicas e práticas integrativas como a auricoloterapia – uma técnica da medicina chinesa que consiste na estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores ou tratar problemas físicos e psíquicos.
Além de debilitar a saúde mental dos pacientes, transtornos mentais como a depressão também costumam relatar outras queixas médicas, como sofrimento com insônia, ansiedade e dores, e costumam frequentar mais os hospitais e prontos-socorros.
“A campanha é para sensibilizar as pessoas a se preocuparem com a saúde mental e emocional, buscando sempre um bem-estar psíquico. Muitas dessas pessoas pensam que conseguem lidar com os sentimentos, mas a ajuda de um profissional é fundamental para evitar problemas mais sérios e agravantes”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Aimara Freitas.
Hoje, dia 1º de fevereiro, a Semsa, junto com demais órgãos municipais, estará com uma extensa programação, incluindo workshop, oficinas para profissionais da saúde mental, além de uma caminhada, que acontecerá no sábado, dia 2.

Janeiro Branco
É uma campanha criada com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, em busca de mais felicidade e qualidade de vida.
Janeiro foi escolhido porque representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação, esperanças e projetos na vida das pessoas, propondo assim o debate e o planejamento de ações em prol da saúde mental. Com a campanha, pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

Confira a programação:
01/02 – Oficina para trabalhadores da saúde mental
Hora: 9h às 12h / 14h às 17h
Local: auditório do Hcal

02/02 – Caminhada e blitz – Quem cuida da mente cuida da vida
Hora: 15h30
Local de saída: Praça do Barão