O senador Lucas Barreto (PSD/AP) estreou em grande estilo na Tribuna do Senado da República, denunciando o resultado que o Estado do Amapá conseguiu sendo bonzinho com as ONGs e cedendo, todo o tempo, aos interesses ou vontades do governo e dos governantes, fechando as suas portas para dois pontos considerados fundamentais para refletir o estado de espírito do povo amapaense: o desenvolvimento social e a prestação de serviços públicos. Botou o dedo na ferida em ambos os pontos.

ACONTECIMENTOS
Os fatos registrados pelo Brasil, com resultados que trazem choro, lágrimas dos que ficam de luto pelos que, desgraçadamente, perdem a vida de maneira trágica, não deixam o Amapá fora do círculo de risco. Por aqui também a engenharia está diluída entre tantos problemas que ficou sem força para opinar, mesmo quando é para prever uma desgraça, tal a dispensabilidade que foi dada a essa ciência. Preocupados, mas sem condições de fazer qualquer ação, seguem os profissionais exercendo outro ofício.

PORTO DE SANTANA
Mais uma prova de que o sistema portuário amapaense é discutido a partir do evidente abandono ou do inegável desleixo, devido o afundamento do píer flutuante que, mesmo sem funcionar, estava ancorado no local onde funcionara, por 40 anos, o píer misto da Icomi. Depois de a estrutura flutuante afundar é que alguns órgãos de controle se deram conta de que era, também, de sua responsabilidade acompanhar a situação para evitar o resultado atual.

ORLA DE MACAPÁ
Devido aos problemas detectados nas estruturas básicas, inclusive o próprio muro de arrimo, os equipamentos urbanos resultantes da construção daquela infraestrutura está mesmo se acabando sem qualquer ação do serviço público que tem a responsabilidade de manter em condições de segurança e funcionamento toda a orla de Macapá. Que tal se houvesse uma vista da autoridade responsável, no trecho da orla que vai do Igarapé das Mulheres ao Jandiá?

BR-156
Na semana que passou, por necessidade do exercício profissional, estivemos em Calçoene e tivemos a oportunidade de constatar as dificuldades por quais passam a população daquele município. Com dificuldades na comunicação por internet, todos os demais serviços que dependem da rede mundial de computadores ficam comprometidos, inclusive os bancos, correios e o funcionamento da estrutura jurídica. O ânimo da população é algo que precisa ser melhorado.

POLÊMICA
A decisão de o deputado estadual Kaká Barbosa candidatar-se a presidente da Mesa da Assembleia Legislativa é legítima, uma vez que é deputado e que qualquer deputado, da legislatura atual pode ser o presidente atual. Claro que os problemas que já enfrenta na Justiça Estadual não é um indicador que o torne inelegível. No momento quem poderia assim torná-lo era seus pares deputados estaduais. Mas não fizeram isso. Fizeram o contrário, com 20 votos dos 24 possíveis, foi o escolhido. Reclamar do que?