A moradora do Residencial São José, Edna dos Santos, 57 anos, é uma incentivadora e militante da preservação do meio ambiente.
Ela vem se destacando dentro do habitacional na produção caseira de sabão ecológico, líquido e em barra, feita com óleo de cozinha usado.
“O óleo de cozinha usado pode contaminar o meio ambiente. Mas, com um pequeno investimento, o resíduo pode virar sabão, ajudar na economia doméstica e até gerar renda extra para a família, além de ser sustentável. O que mais gosto na vida é trabalhar com material reciclável, pois me sinto responsável pela terra, que dá tanta coisa boa para a gente. Temos direito de protegê-la”, revela Edna.
Ano passado, ela ensinou como fazer o sabão a partir do resíduo em uma oficina promovida pela Prefeitura de Macapá.
“É preciso uma adição de ingredientes simples e acessíveis, como água, álcool e aromatizante. O óleo de cozinha se transforma em um eficiente produto de limpeza”, diz Edna, que faz parte do Comitê Ambiental que funciona dentro do São José.
Ela trabalha em um pequeno galpão dentro do habitacional e fabrica 60 litros mensais, que aumentam conforme a demanda. O mesmo é vendido a R$ 5,00. No entanto, os próprios moradores recolhem o óleo usado e doam a ela.
Em troca, Edna retribui com o sabão pronto, que faz tudo isso gerando a consciência ambiental e sustentável. Além do sabão, também é produzido desinfetante.