A Banda, considerada Patrimônio Cultural do Município levou milhares de pessoas para as ruas na terça de carnaval.
Foliões e amantes do carnaval voltaram às ruas e avenidas de Macapá, na terça-feira de carnaval, quando o bloco A Banda saiu pelas vias arrastando uma multidão cheia de alegria e irreverência. A Banda é Considerada Patrimônio Cultural do Município e desde 1965, quando foi fundada, não saiu mais da programação do carnaval local.
O prefeito Clécio Luís, juntamente com os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, acompanhou todo o trajeto, desde a concentração, em frente à sede do bloco, onde experimentou o tradicional caldo que é servido aos brincantes.
“O patrocínio da Banda este ano é de 100% da Prefeitura de Macapá. Além dos serviços que fizemos no percurso”, disse.
A Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos contou com serviços de limpeza, capina, iluminação, tapa-buraco, poda e pintura de meio-fio em todo trajeto.
José Figueiredo de Souza, o “Savino”, agradeceu o apoio do Município, que todos os anos ajuda a colocar A Banda na rua. “O bloco não é meu e nem de ninguém especificamente, ele é do povo. Nem a chuva atrapalhou os foliões”, ressaltou.

A ambulante Rosilda Neves esperava ansiosa por esse dia de carnaval. “Conseguimos ganhar um dinheiro extra”, relatou.
A prefeitura ainda fez a distribuição de 100 mil preservativos e 90 mil sachês de gel lubrificante durante o trajeto com o tradicional Bloco da Camisinha.

Quando a Banda passa
Depois que os foliões passaram entraram em cena os vermelhinhos e as margaridas limpando as ruas e avenidas. Foram cerca de 140 homens em todo trajeto do bloco fazendo os trabalhos.
A primeira turma passa tirando boa parte do lixo. Em seguida, vem a segunda para recolher o que ficou para trás. Depois passa o carro-pipa fazendo a primeira lavagem e depois vem outro jogando água com lavanda para tirar o mau cheiro que fica.
“A ideia é que o povo não sinta o impacto depois da Banda. Quem for passar pelas ruas depois da limpeza não irá nem perceber que por ali passou o bloco”, finalizou o prefeito, que acompanhou de perto o trabalho de limpeza.