Tenho acompanhado a luta dos produtores rurais no Estado do Amapá e os problemas que têm que enfrentar para poder fazer o que consideram um negócio seguro como outro qualquer e rentável como esperado.
Uma legislação atrapalhada e uma aplicação conveniente que tem confundido a cabeça de produtores e das próprias autoridades do setor, sempre dando motivos para desconfianças e, até, as operações policiais que têm levado muitos técnicos e empreendedores ao constrangimento de prisões, muito mais por acusação de integrantes de grupos criminosos do que pelo seu desempenho administrativo.
Dá a impressão que o setor ingressou em um ambiente de permanente desconfiança e que para se fazer negócio se deve livrar de armadilhas ou “cascas de banana” colocadas no caminho para que escorreguem, estatelem-se no chão sujo pelos passos de inescrupulosos que teimam em querer tirar vantagem em tudo.
A agricultura brasileira tem buscado na modernização e na inovação os melhores lucros e, por aqui, esse espírito ainda não conseguiu prevalecer e a luta é para levar vantagem com as leis vigentes, alegando-as confusas, ou demonstrar o quanto é esperto e está disposto a enfrentar problemas, sejam eles quais forem e venham da forma que vierem.
Os muitos órgãos para poucas terras acabam por dar um nó na cabeça de muitos que vêm suas carreiras públicas começarem e rapidamente terminarem sob a ameaça de prisões ou afastamento por medidas que tomaram fora da regra, seja por iniciativa própria ou por ordem direta de terceiros interessados.
Ninguém está satisfeito com o travamento do desenvolvimento no campo. Nenhuma autoridade quer inibir o desenvolvimento local, mas é preciso compreender que há como pano de fundo disso tudo, uma população interessada no emprego e na renda que são gerados diretamente por esse setor.
Ainda há tempo para que seja estabelecida uma regra mais simples, compreensível e executável para que aqueles que estejam dispostos a trabalhar nos campos e florestas do Amapá possa contribuir para o desenvolvimento local, com satisfação social e conforme as regras.