Amanhã, dia 20 de março, acontece o Equinócio das Águas – um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas.
O evento ocorre em consequência da inclinação no eixo da Terra que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano.
Desde quando foi criado o Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943 que os amapaenses perceberam que a projeção da linha imaginária do Equador poderia ser uma referência turística para a localidade e um ponto que poderia ser transformado em atração turística para o visitante e para o morador local.
As primeiras providências foram no sentido de materializar a projeção da linha e, para isso, foram construídos dois pequenos pórticos, definindo dois pontos, por onde a projeção da linha do Equador passaria.
O local passou a ser ponto de visita obrigatória para todos os convidados do Governo do Território e também para aqueles que vinham trabalhar e morar no Amapá, inclusive os que moravam na Vila Amazonas, para onde iam as pessoas que trabalhavam no projeto Icomi.
Em 1984 foi elaborado o projeto e construído o monumento do Marco Zero do Equador que, mais tarde, passou por adaptações para a inserção de rampas que não constavam do projeto original.
A proposta básica do projeto original constava de uma unidade turística composta de uma cozinha industrial, uma boate e um restaurante, sendo que na laje de cobertura se destacava o acesso, a materialização da projeção da linha imaginária do Equador e um relógio de sol, construído em material metálico e com a abertura vinda da caixa d’água marcaria as horas.
Até agora os agentes de turismo e as outras autoridades, estaduais e municipais, ainda não conseguiram inserir o Monumento do Marco Zero do Equador em qualquer calendário, seja turístico ou não, e o espaço continua subaproveitado ou mal aproveitado, não oferecendo aos visitantes as condições adequadas para se tornar uma referência importante do turismo do Amapá.
Por enquanto a boa vontade de poucos e os sonhos de alguns é que estão se esforçando para mostrar que aquele monumento é uma referência e que o fenômeno do Equinócio se repete a cada dois anos, e independente da vontade de governante ou de eventuais condutores da política turística para o Estado do Amapá.
A palavra equinócio é de origem latina e significa “noite igual”. A cada quatro anos, os equinócios se atrasam, isso significa que, em alguns séculos, ele se adiantará um pouco.
Durante os equinócios o sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste. É nos equinócios de outono do Hemisfério Norte que ocorre outro fenômeno – o da aurora boreal.
As luzes do equinócio de outono provocam alterações biológicas nos seres vivos, como estímulos à hibernação, queda de folhas nas árvores e o amadurecimento de vários frutos e vegetais.
O equinócio é celebrado em muitas culturas como o momento de equilíbrio entre as forças da luz e das trevas.O equinócio da primavera está associado às festas de Páscoa na religião cristã.