É a 22ª Brigada de Infantaria de Selva que vem alinhada com o programa de Estratégia Nacional de Defesa.
Em comemoração ao Dia do Exercito Brasileiro, que ocorre no dia 19 de abril, o suplente de senador, Josiel Alcolumbre, foi agraciado com a medalha “Brigada da Paz” como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.
Desde a inauguração, no dia 26 de janeiro, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, a “Brigada da Foz do Amazonas”, e a assunção do Comando da nova Grande Unidade Operacional pelo General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, que a presença militar reforça a capacidade operacional e melhora o gerenciamento administrativo do Exército na Amazônia Ocidental.
A criação da Brigada está alinhada com a Estratégia Nacional de Defesa, de priorização da região amazônica pelas Forças Armadas, guarnecendo a área de fronteira do Brasil com Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
Para o General Viana Filho, a Brigada possibilita uma melhor coordenação para a segurança das fronteiras do Brasil na região, ampliando a presença do Estado “em áreas que muitas vezes se encontram num vazio”. Atualmente, a Brigada conta com um efetivo de 1.000 militares, devendo chegar a 3.000 ainda em 2019.
Além da estrutura do Pavilhão de Comando da Brigada, os militares da organização militar também contam com Próprios Nacionais Residenciais (PNR).
A nova Grande Unidade está diretamente subordinada ao Comando Militar do Norte e é integrada pela Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva; pelo Comando Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva; pelo 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém, no Pará; e pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva, em São Luís, no Maranhão.
A maior presença de militares na área também deve ser um fator de desenvolvimento local e gera a perspectiva de mais parcerias com as instituições regionais e federais que atuam na região.

Desafios
O General de Exército (R/1) Oswaldo de Jesus Ferreira, que era Comandante Militar do Norte à época em que foi definida a cidade de Macapá como sede da nova Brigada, lembrou os primeiros momentos e dos desafios enfrentados até a ativação da organização militar.
No evento de janeiro, durante a inauguração, estiveram presentes o Senador pelo Estado do Amapá, David Samuel Alcolumbre Tobelem; o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha; o Comandante Logístico, o General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo
e Silva; o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto; o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General Cláudio Garcia Moura, alem de autoridades e representantes das Forças Armadas, órgãos públicos e civis.