Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril. Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.
A celebração é em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Naquele episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
O Exército Brasileiro foi criado oficialmente em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.
Na oportunidade das comemorações do Dia do Exército consta dessas comemorações aquela vitória, com o objetivo de enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância dessa Força Armada.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.
Pois bem, foi neste cenário, e com esse envolvimento, que recebi a Medalha Brigada da Foz, durante a formatura da 22.ª Brigada de Infantaria e Selva (22.ª Bda Inf Sl), em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, realizada pela Brigada da Foz do Amazonas no Estado do Amapá.
Estou me sentindo honrado pela lembrança, mas certo de que todas as minhas ações, durante todo o período avaliado, foram fruto do patriotismo que, não raro, percebo borbulhar no meu coração.
As ações que levaram ao reconhecimento e ao deferimento da grande homenagem me comprometem, cada vez mais, com a luta e os princípios que podem levar o Município de Macapá, o Estado do Amapá e a Região Amazônica a alcançar a satisfação do seu povo em um ambiente saudável e seguro.