Está confirmada para esta sexta-feira, dia 12, a inauguração do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, capital do estado do Amapá. O novo prédio do terminal está projetado para receber até 4.500.000 passageiros por ano, o que representa um aumento importante na capacidade de atendimento. Para se ter uma ideia, o terminal que foi utilizado até hoje tem capacidade máxima de 750.000 passageiros/ano.

AEROPORTO: ÁREA
O Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre foi projetado pelo arquiteto Michereff e foi construído em uma área patrimonial de 12.838.316m2. A edificação do terminal de passageiros possui dois pavimentos, do tipo linear e uma área construída de 2.913,73m2 – Sendo que no pavimento térreo estão as áreas principais de serviços e no pavimento superior a administração.

AEROPORTO: AMBIENTES
Estão no pavimento térreo: pré-embarque (check-in), embarque doméstico e embarque internacional, desembarque doméstico e desembarque internacional, lanchonetes, órgãos públicos e empresas aéreas. No pavimento superior está localizado o bloco administrativo da Infraero, sala da receita federal e terraço. O conjunto forma um ambiente que pode se transformar em um point da cidade.

AEROPORTO: PISTA DE POUSO
A pista de pouso e decolagem mede 2.100m de comprimento e 45m de largura, e duas cabeceiras 8 e 26. A natureza do piso das pistas é asfáltico sendo o seu PCN 48/F/C/X/T. O pátio principal de estacionamento de aeronaves possui uma área de 11.000m2, com pavimentação asfáltica e ilhas de concreto, com 4 posições de estacionamento, sendo que a maior aeronave que opera é o Boeing 737-800, podendo operar até aeronaves AIRBUS A320 e EMBRAER E195. A área para aviação geral abrange 10.900m2, com capacidade para 12 aeronaves.

AEROPORTO: ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO
Sua importância no contexto local está relacionada à criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, regulamentada pela Lei Federal n.º 8.387/91 e o Decreto 517/92, possibilitando oportunidades de negócio para a economia do Amapá, principalmente na indústria, comércio e turismo, focada nas relações com a América Central, América do Norte e Europa, viabilizada pelas vias de acesso: aéreo e fluvial.

AEROPORTO: DUTY FREE
O Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre é um dos pouquíssimos aeroportos onde qualquer pessoa pode livremente entrar e sair do duty free sem ser passageiro doméstico ou internacional. Tal fato deve-se à Área de Livre Comércio de Macapá e Santana – ALCMS, que trouxe privilégios alfandegários aos dois municípios. Há problemas, entretanto, na questão da gratuidade universal no estacionamento.