Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT N°0000399/AP

Hoje será inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporro Internacional do Macapá – Alberto Alcolumbre. Um sonho sonhado para o ano 2.000, mas que chega agora, em 2019, ultrapassado mandatos de 3 presidentes da República (Lula, Dilma e Michel Temer para ser inaugurado dois dias depois do presidente Jair Bolsonaro ter completando 100 dias no comando político do Brasil.
O terminal de passageiros e as melhorias acrescidas ao complexo do Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre são parte importante do modo de desenvolvimento escolhido para Macapá e Santana depois da implantação da área de Livre Comércio envolvendo os dois municípios amapaenses.
A responsável pela execução da obra foi a Infraero, uma empresa pública federal brasileira de administração indireta, fundada em 31 de maio de 1973, e vinculada ao Ministério da Infraestrutura, órgão da administração direta do Estado brasileiro.
Indicadores apontavam que o melhor local para a construção desse terminal seria nas proximidades do km 9, liberando a área para expansão da cidade de Macapá, entretanto, depois da análise feita pela Infraero, a decisão foi a construção no mesmo local, aproveitando toda a estrutura já existente.
Para não estrangular a cidade que cresceria naquela direção foram feitos estudos complementares para urbanização da região quando foram tomadas decisões das quais ficaram apenas os rabiscos e anteprojetos. É desse estudo que saiu a chamada Rodovia Norte/Sul, até hoje reconhecida como absolutamente necessária, mas emperrada na burocracia estatal, na teia de obras de responsabilidade do Governo do Estado.
O terminal de passageiros está construído em um terreno próprio da Infraero que tem uma área total de 12.838.316m2, com quase 3.000m2 de área construída, com capacidade de projeto para atender 4.500.000 passageiros/ano. Para se ter uma referência, a capacidade do aeroporto até ontem era projetada para 750.000 passageiros/ano.
Para a inauguração esteve em Macapá, a convite do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, o presidente da República Jair Bolsonaro.